quinta-feira, 19 de maio de 2016

Santo António dos Cavaleiros e três "retratos" sem retoques ...*

Falar hoje da ICESA, que, na sua época, introduziu em Portugal a produção em fábrica e em série, a construção de casas, é quiçá, uma banalidade. Verdade, verdade é que, devidamente aprovada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a ICESA (sociedade anónima do Grupo Borges, Banco Borges) "produziu", transformou aquilo que inicialmente eram quintas mais ou menos abandonadas no concelho de Loures, a quatro quilómetros de Lisboa, em centenas de habitações sociais - que, facilmente, se identificam como uma parcela concelhia (Loures) a que, já há uns anos, dinâmicas várias, transformaram em VILA.

Do que foi acontecendo ao longo do "parto" muito haveria, como se calcula, a dizer, a escrever, mas hoje ... hoje o sublinhado vai para a saudade - no caso, saudade, em especial, da equipa que, em Sala de Desenho própria, na Póvoa de Santa Iria, trabalho nos "cuidados primários", isto é, na sempre animada Sala de Desenho, "solta", bem humorada, onde, por exemplo, no Natal, se vivia o clima geral que se pode imaginar a partir dos "cartões de Boas Festas" que espalhava, da autoria de ... de um dos que hoje moram em SAC (vila), num dos produtos acabados que ajudou a desenhar.

- Bem-hajas, caro V.G., pelo sorriso que, sei, ainda não te abandonou - agora como habitante do, em devido tempo, desenhado - e mal pago (primeiro nas instalações da avenida da Liberdade, junto ao elevador da Glória, em Lisboa, depois na Póvoa de Santa Iria).











































Em análise crítica, repare-se nas "selfs" desenhadas
- numa altura em que esta (estas) era (m) a nossa INTERSINDICAL


* em ambas as situações, tem que "imaginar" a dobragem, a meio, de qualquer das caricaturas.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores