quarta-feira, 11 de maio de 2016

Da Aldeia do Souto (Covilhã) para contar aqui (2) *

"Situada a norte do concelho e a 18 quilómetros da cidade da Covilhã, a freguesia de Aldeia do Souto encontra-se nas abas da Serra dos Barreiros Brancos, com uma área de 10,21 Km2. É limitada pelas povoações de Orjais e Vale Formoso e pelo Rio Zêzere.
Em termos administrativos, pertenceu ao concelho de Valhelhas (Guarda) desde 1835 até 1855, passando nessa data para o concelho da Covilhã.
O nome da freguesia é de origem botânica e provém da abundância de castanheiros ou soutos de que era fértil a região, os quais atacados por doença no início do século, foram reduzidos no seu número, contudo e segundo o Dr. Alexandre Carvalho Costa em Lendas, Historietas e Etimologias Populares e Antigas Etimologias respeitantes a Cidades, Vilas, Aldeias e Lugares de Portugal Continental, refere: "Aldeia do Souto - deve de facto, significar uma "aldeia" lavrada (sentido de território agrário) em sentido antigo era (e ainda hoje não desapareceu de todo, pelo menos literariamente)o de mata de quaisquer árvores selvagens". Outros autores, no entanto, não concordam com esta tese.
Do património edificado desta freguesia, destacam-se duas construções de carácter religioso. A igreja matriz, reconstruída mantendo linhas clássicas, conservando alguns vestígios de origem, ou seja, românicos. A capela de Nossa Senhora do Carneiro, por seu lado, apresenta uma imagem muito antiga de Nossa Senhora." - diz-se na Wikipédia, aqui ao lado.



 * HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DO CARNEIRO DA ALDEIA DO SOUTO, contada por Abílio da Cruz Teixeira, no Hospital da Covilhã, a ver as horas passar, à espera da alta que não chegava ...


"Nossa Senhora apareceu lá na cavidade de uma laje e depois fizeram ali uma capela. E, de uma aldeia próxima, foram lá de noite, roubaram a imagem e puseram-na a uns quatro quilómetros da dita capela, já na aldeia deles ... Só que, três dias depois, voltou a aparecer no local onde apareceu a primeira, sem se saber quem a lá pôs.

Entretanto, havia lá perto do regato onde estava uma mulher a lavar roupa, com uma criança pequenina ao pé de si e veio um lobo que agarrou a criança, ao mesmo tempo que a mulher gritava: Nossa Senhora, acode-me!...

Entretanto, Nossa Senhora trouxe um carneiro e deitou-o para a frente do lobo que fugiu com o carneiro, deixando a criança."

E ainda hoje lá se faz a festa a Nossa Senhora, no último domingo de Agosto.

A Senhora do Carneiro está a uns 1500 metros da aldeia. É a única festa da terra. À noite deita-se muito fogo durante a procissão, que mete banda com cerca de 30 músicos idos das aldeias da região.

A Aldeia do Souto tem hoje cerca de 100 pessoas, mas já teve muito mais ... Agora tem dois cafés e uma mercearia.

E foi quase tudo o que o sr. Abílio contou a este respeito.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores