quinta-feira, 21 de abril de 2016

MACAU-Na rota turística dos crentes coreanos, católicos e não só


by Ponto Final
O santo coreano André Kim Taegon, que tem uma estátua em Macau, pode atrair turismo religioso da Coreia, que poderá viajar até ao território para lhe prestar culto. Em Seul, a directora de Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes, admitiu a possibilidade de se vir a criar pacotes de turismo religioso direccionados para o mercado coreano.


Cláudia Aranda, em Seul
"A directora dos Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes afirmou em Seul, capital da Coreia do Sul, que há condições para promover pacotes de turismo religioso direccionados ao mercado sul-coreano.
A possibilidade foi abordada por várias ocasiões durante a visita que a delegação chefiada pelo secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, fez à Coreia do Sul. O assunto foi abordado no encontro que o governante manteve com o vice-ministro da cultura, Desporto e Turismo da República da Coreia, Kim Chong.
“O senhor vice-ministro falou no santo Kim Taegon, que é o santo coreano que tem uma estátua em Macau. Acho que este facto toca o coração dos coreanos e, por causa disso, podemos utilizar isto como um ponto de entrada para o turismo religioso e para o mercado sul-coreano”, disse a responsável.
Senna Fernandes acrescentou que, além da religião católica, “também temos outras religiões”: “Eventualmente, aqui na Coreia, também têm muita reverência pelas religiões chinesas. Este também pode ser outro ponto que podemos explorar neste mercado”, afirmou a responsável pela Direcção de Serviços de Turismo (DST) aos jornalistas, após um jantar de gala realizado na quarta-feira, em honra de representantes da Organização de Turismo da Coreia e da Associação de Agentes de Viagem da Coreia.
Macau foi um dos lugares por onde passou o religioso André Kim Taegon (1821 – 1846),  tido como o primeiro sacerdote e missionário católico de origem coreana. Kim Taegon foi decapitado com apenas 25 anos, tornando-se o primeiro mártir católico da Coreia. Uma estátua em sua homenagem foi erguida no Jardim Luís de Camões, junto à Igreja de Santo António, um espaço que o sacerdote terá frequentado.

Voos para a Coreia com Air Macau podem aumentar

Na mesma ocasião do jantar de gala, Alexis Tam anunciou que a Air Macau quer reforçar as ligações para a Coreia do Sul: “Daqui para a frente, de certeza absoluta, poderemos conseguir ainda mais turistas sul-coreanos. Há bocado, esteve comigo o responsável da Air Macau. Ele disse-me que vai ser feita uma proposta para aumentar as ligações áreas entre a Coreia do Sul e Macau. Vai aumentar o número de voos. Eu fiquei muito satisfeito”, afirmou Alexis Tam. já em jeito de balanço daquela que foi a sua primeira visita oficial à Coreia do Sul enquanto secretário para os Assuntos Sociais e Cultura.
Na opinião de Maria Helena de Senna Fernandes “qualquer aumento em termos de ligação entre Macau e qualquer mercado é importante para nós para termos um mercado sustentável. Claro que podem ir por Hong Kong. Mas um voo directo vai dar uma grande ajuda para a nossa promoção na Coreia”, disse.
Também em formato de balanço, a directora dos Serviços de Turismo mostrou-se satisfeita com os resultados da campanha promocional “Sentir Macau – Coreia”, na capital sul-coreana. O evento inclui a exposição “Sentir Macau ao seu estilo”, uma mostra de gastronomia macaense e uma bolsa de contactos entre os operadores turísticos de Macau e da Coreia do Sul.
Parte da comitiva de mais de 70 pessoas que se deslocou a Seul, incluindo o secretário Alexis Tam, regressou ontem a Macau. Uma outra parte da delegação, onde se integra Senna Fernandes,  prosseguiu para Busan, a segunda maior cidade do país.
Na opinião da responsável, a promoção correu bem e foi para além da expectativas: “Recebemos bons comentários dos representantes do ‘trade’ aqui da Coreia.Eles ficaram com uma ideia diferente de Macau, não só a parte da tradição, mas ao mesmo tempo podem ver que Macau está muito dinâmica e que está a ter uma outra dimensão para se projectar juntos dos turistas coreanos”, afirmou.
“Hoje [quarta-feira] apareceram mais de 120 [operadores turísticos e de viagem ] da Coreia”, disse Senna Fernandes: “Agora em Busan estamos à espera por volta de 100 , e por causa disso, acho que há bastante interesse da parte do mercado coreano para ter novos produtos de Macau e para trabalhar em conjunto com os representantes de Macau. Desta vez também vieram muitos hotéis e agentes de viagem de Macau. Acho que a Coreia continua a ser um mercado importante para nós, continua a ser o primeiro mercado internacional para Macau e por causa disso temos que continuar a apostar neste mercado”, afirmou a responsável pelo turismo."

O PONTO FINAL viajou para a Coreia do Sul a convite da Direcção dos Serviços de Turismo.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores