segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

MACAU - Pequim não vai avançar para desvalorização do yuan



by Ponto Final

"O presidente do Banco Popular da China Zhou Xiaochuan, tentou acalmar os mercados, relativamente à estabilidade do renminbi ao assegurar, em entrevista, que não há razões para avançar para a desvalorização da moeda chinesa. O responsável político garantiu que o Governo Central não pensa implantar mecanismos de controlo de capitais.
A entrevista à revista financeira chinesa "Caixin" foi divulgada pouco antes da reabertura das praças financeiras da República Popular da China, que hoje ocorre após a paragem de uma semana, motivada pelas festividades do Ano-Novo lunar. As palavras de Zhou Xiaochuan são vistas como uma aparente tentativa de evitar novas quedas.
As reservas chinesas caíram em Janeiro pelo quarto mês consecutivo, mas Zhou reiterou que não tem intenção de impor mecanismos de controlo de capitais, uma vez que a imposição de uma tal solução se prefiguraria como muito complicada, dado o volume do comércio e dos investimentos internacionais que a China realiza: "A saída de capitais e a fuga de capitais são dois conceitos diferentes", explicou, afirmando que a reforma do sistema de câmbio do yuan (que ainda é controlado pelas autoridades) ajudará o mercado a enfrentar com mais flexibilidade os especuladores.
As declarações de Zhou são as primeiras proferidas por um responsável do Governo Central desde a desvalorização do yuan, em Agosto do ano passado.
No início de Agosto de 2015, o banco central da República Popular da China desvalorizou a moeda chinesa, depois da cotação do yuan se ter mantido invariável face ao dólar norte-americano durante meses, afectando as exportações chinesas. O organismo fixou na altura a taxa média de referência nos 6,2298 yuan por dólares, uma desvalorização de 1,86 por cento."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores