sábado, 27 de fevereiro de 2016

MACAU - Maioria dos novos multimilionários fez fortuna na China


by Ponto Final

Em 2015, a fortuna de 99 milionários superou a fasquia dos mil milhões de dólares norte-americanos. Dos 99 novos mega-ricos, 90 vivem na China, em Hong Kong, em Macau ou em Taiwan.

"A maioria dos multimilionários que durante o ano passado se juntaram ao clube dos mega-ricos fizeram fortuna na República Popular da China. Pequim é a cidade do mundo com mais pessoas cuja fortuna supera os mil milhões de dólares norte-americanos, segundo uma unidade de investigação sedeada na capital económica da China, Xangai.
O estudo, elaborado pela Hurun Report Inc, detalha que entre os 99 novos multimilionários surgidos globalmente, 90 vivem na China continental, em Hong Kong, Macau e Taiwan, território que Pequim considera como uma província sua.
O contabilista britânico Rupert Hoogewerf, fundador da Hurun Report Inc, justificou o aumento do número de multimilionários no país com "os lucros obtidos por novas empresas no mercado de capitais".
A Hurun, tida como a Forbes chinesa, publica anualmente uma lista das personalidades mais ricas do mundo. No conjunto, aquela unidade de investigação calcula que existam 2.188 pessoas com uma fortuna superior a 1.000 milhões de dólares.
A mesma pesquisa indica que o país asiático ultrapassou pela primeira vez os Estados Unidos da América (EUA) em número de multimilionários, apesar do abrandamento da economia, que cresceu este ano 6,9 por cento, o valor mais baixo do último quarto de século.
Segunda maior economia mundial e nação mais populosa do mundo, com quase 1.400 milhões de habitantes, a China tem agora 568 multimilionários, ligeiramente acima do registado nos Estados Unidos da América.
No conjunto, a fortuna dos multimilionários chineses ascende a 1,4 biliões de dólares. Pequim aparece como a cidade onde vivem mais "super-ricos", um total de 100, seguida por Nova Iorque, com 95. As metrópoles chinesas de Xangai e Hangzhou, na costa leste, e Shenzhen, no sul, constam também do "top 10".
Guo Guangchang, o presidente do grupo Fosun, que comprou em Portugal a seguradora Fidelidade e a Luz Saúde, surge como o 221.º homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 6,1 mil milhões de dólares. A fortuna pessoal de Guo aumentou 27 por cento, em termos homólogos, indica a Hurun Report Inc.
A China representa 10 por cento da riqueza mundial e desde o início do século o Produto Interno Bruto (PIB) chinês quintuplicou.
Apesar de a Constituição continuar a definir o país como "um Estado socialista liderado pela classe trabalhadora e assente na aliança operário camponesa", o fosso social mantém-se acima do "nível alarmante" definido pela Organização das Nações Unidas. De acordo com os critérios do Banco Mundial, cerca de 200 milhões de chineses vivem na pobreza."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores