terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Porquê?...


"A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed (em turcoSultanahmet Camii) é uma mesquita otomana de IstambulTurquia. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminönü, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes (e foi hoje "abusada" por vândalos, não se sabe ao serviços de quem).
A Mesquita Azul é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Construída em um estilo clássico otomano, o seu magnífico exterior não faz sombra a seu sumptuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Iznik dão a este espaço uma atmosfera muito especial. Os imperadores bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Em 1606 o sultão Ahmed I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia.
As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço público. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas (o Bazar Arasta), cujas rendas se destinavam a financiar o complexo.
A mesquita foi revestida com azulejos azuis e possui ricos vitrais (...)."

NOTA "caseira": tive oportunidade de lá entrar durante uma viagem com um Amigo e antigo Director do Centro de Documentação do DIÁRIO DE NOTÍCIAS. 
Foi hoje vandalizada não se sabe bem por quem - nem em nome de que CIVILIZAÇÃO.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores