terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Obelisco dos Restauradores enquanto regulador do trânsito

Wikipédia
"O Monumento aos Restauradores é um obelisco no centro da Praça dos Restauradores, em Lisboa. Tem 30 metros de altura e foi inaugurado em 28 de Abril de 1886, com o custo de 45 contos de réis. Comemora a libertação do país do domínio espanhol em 1 de Dezembro de 1640.
As figuras de bronze do pedestal representam a Vitória, com uma palma e uma coroa, e a Liberdade. Os nomes e datas nos lados do obelisco são os das batalhas da Guerra da Restauração.
O monumento foi custeado por subscrição pública, aberta em Portugal e no Brasil, gerida por uma comissão sob a presidência do Marquês de Sá da Bandeira impulsionado pela Comissão Central do 1º de Dezembro de 1640 do qual fazia parte.
O projecto do monumento é da autoria de António Tomás da Fonseca e dois artistas portugueses. Respectivamente, as estátuas alegóricas (os génios da Vitória e da Independência). executadas pelo José Simões de Almeida do lado norte e Alberto Nunes a sul. A sua construção foi entregue a Sérgio Augusto de Barros. Nas quatro faces escreveram-se a bronze os nomes e as datas das principais batalhas da guerra da Restauração.
Por ocasião da implantação da República Portuguesa a nova Bandeira de Portugal, após a decisão de alteração das suas cores, foi hasteada pela primeira vez e apresentada oficialmente para todo o país, a 1 de Dezembro de 1910, junto deste monumento por ocasião dos 270 anos da Restauração da Independência."

NOTA DE RODAPÉ: o monumento em causa ajuda a regular o trânsito numa zona de grande movimento automóvel. 

Entretanto, a data de 1 de Dezembro deixou, há uns anos, de ser feriado nacional, embora, aqui no banco, ninguém tenha notado qualquer benefício económico resultante da decisão. E, ao que se sabe, não melhoraram, pelo facto, as nossas relações com a Espanha.Mas os políticos lá sabem ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores