sábado, 26 de dezembro de 2015

Homenagem a Raúl Caldeira, antigo director de Pessoal da CUF

   
"1964: a APG é fundada em Outubro por 19 pessoas, sob a designação de Associação Portuguesa dos Directores e Chefes de Pessoal (APDCP). O seu primeiro presidente é Raúl Caldeira, à data Director de Pessoal da CUF.

1965: em Julho é admitida como membro de pleno direito da European Association for Personnel Management (EAPM), uma federação de associações de Recursos Humanos europeias criada um ano antes pelas associações da França, Alemanha, Suiça e Reino Unido.

1967: em Março realiza o seu 1º Encontro Nacional, no Hotel Praia Mar em Carcavelos, sob o lema “As Perspectivas da Direcção de Pessoal”, evento que desde então realiza todos os anos (com a única excepção do ano de 1973).

1968: é criado o Grupo Regional Norte da APG, com sede na cidade do Porto. O seu primeiro presidente é Nuno Argel de Melo, Director de Pessoal da então Molaflex.

1969: dá-se início à publicação de um pequeno boletim dactilografado “Comunicação/Informação” que em 1975 se transforma na revista “Pessoal”, hoje uma revista com mais de 70 páginas, integralmente a cores.

1973: em Junho a APG organiza na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o 6º Congresso Europeu de Recursos Humanos que reúne cerca de 1.000 participantes oriundos de 22 países, facto que lhe deu um enorme prestígio internacional. Era então presidente da direcção Amadeu Castilho Soares."

PUBLICAR hoje esta notícia (antiquíssima agora) PORQUÊ? Porque me lembrei que, antes do luso 25 de Abril,  estive presente no citado Encontro Europeu onde, quanto a relações de trabalho nas empresas portuguesas, se "FALOU CURTO E GROSSO ..." - mas o 25/4 acabou, de algum modo, por esmagar ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores