quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MACAU: Governo de Costa com a marca de Macau


by Ponto Final
Entre os 17 ministros e 41 secretários de Estado do Executivo proposto por António Costa estão dois nomes com vínculos fortes a Macau. Eduardo Cabrita é o novo Ministro-Adjunto do Executivo luso. Jorge Oliveira, que liderou o Gabinete para os Assuntos de Direito Internacional, é o novo secretários de Estado da Internacionalização.
1.J.Oliveira
"O Executivo liderado por António Costa, que toma posse já hoje em Lisboa, contará com 41 secretarias de Estado, para além dos 17 ministérios anteontem anunciados. O Govrno contará com mais cinco secretários de Estado do que o Executivo ainda em funções. Macau continua a dar cartas nos elencos governativos de iniciativa socialista, como pelo menos um ministro e um secretário de Estado com fortes ligações a Macau.
Nomeado para o cargo de Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita desempenhou funções em Macau entre 1988 e 1986, ocupando posições de relevo na recta final da administração portuguesa do território.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Cabrita foi nomeado para o cargo de assessor do secretário adjunto para a Justiça do Governo de Macau, papel que desempenhou em 1988 e em 1989. Nesse mesmo ano, o novo Ministro Adjunto do Executivo liderado por António Costa assumiu a liderança do Gabinete para a Tradução Jurídica de Macau, função em que permaneceu até 1996, ano em que regressou a Portugal. Em simultâneo, o novo governante leccionou a disciplina de Economia Politica na Universidade de Macau, ensinando ainda – em 1995-1996 – no Centro de Formação de Magistrados de Macau.
Eduardo Cabrita foi membro da Assembleia Municipal do Barreiro entre 2002 e 2006 e integrou o Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Foi ainda deputado à Assembleia da República durante a IX Legislatura.
No leque de 41 secretários de Estado escolhidos por António Costa está outro nome bem conhecido de Macau. Jorge Costa Oliveira, que liderou o Gabinete para os Assuntos de Direito Internacional da Região Administrativa Especial de Macau até Setembro de 2010 (e que integrou ainda a Comissão de Jogo) é o novo secretário de Estado da Internacionalização.
No elenco dos secretários de Estado escolhidos por Costa surgem alguns nomes já esperados ou quase garantidos, como o de Pedro Nuno Santos para os Assuntos Parlamentares. A lista inclui algumas surpresas, como é o caso de Guilherme d’Oliveira Martins, o filho do antigo presidente do Tribunal de Contas e antigo ministro socialista.
Outros nomes esperados e que acabaram por ser confirmados são os de Ricardo Mourinho Félix – primo de José Mourinho – como secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças. No leque de previsíveis entra também Rocha Andrade, com o membro do Secretariado Nacional do Partido Socialista a ocupar a pasta dos Assuntos Fiscais. Outro nome próximo de António Costa é o de Marcos Perestrello, nomeado para o cargo de secretário de Estado da Defesa."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores