sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CURTAS METRAGENS E MOMENTOS INESQUECÍVEIS: Capadócia ou a arquitectura do NADA

A Istambul chega-se e dá "para sentir, logo ali, o encontro, ou se quiser, a "fronteira Ocidente/Oriente", mas quem leva consigo, dos livros que ensinam coisas, os mistérios da Capadócia, não resiste e, nem que seja por 24 horas, mete-se num avião e voa para aquele universo estranho como que esburacado por baixo do que pensa "conhecer" à superfície. E vale a pena, vale a pena penetrar e deixar-se perder em túneis, em salas, em escadas, em possíveis esconderijos que "ninguém", em primeira aproximação, entende ... É o encontro com o NADA subterrâneo ... Da terra oca, donde "não apetece sair ..." AGORA.

São, de facto, MOMENTOS INESQUECÍVEIS. Não é uma Curta Metragem: é uma espécie de esboço do mundo onde todos os dias, cá em cima, fingimos progresso - nem que seja preciso matar ... A Capadócia é a Paz AGORA: ora a lembrar eventuais fugas de fantasmas, ora a morrer de silêncios ... É, quiçá, o não-discurso. Que "apetece" ou se abomina - AGORA.

De balão, onde não andei, penso que se imaginará como que "o princípio do mundo" ... E a ausência de tudo.

Oiça o documento sonoro e imagine o resto, para, se calhar, concluir o HORROR: a necessidade de um mundo novo a viver em contemporâneas Capadócias, forçadas pelos arquitectos do NADA.

Fique a pensar. E, se puder, vá ver - para crer.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores