quarta-feira, 21 de outubro de 2015

MACAU: "Lusofonia: Macau no centro do mundo"



by Ponto Final
586524
Música, teatro, gastronomia e artesanato, mas também negócios e cooperação económica. Até ao próximo domingo, os olhos da lusofonia estão voltados para Macau.





"A 7.a edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa é hoje formalmente inaugurada ao final da tarde na Torre de Macau, numa cerimónia que deverá com vários embaixadores e representantes diplomáticos dos países lusófonos na RAEM.
O arranque do certame só hoje é oficialmente assinalado, mas o território é desde o fim-de-semana passado um ponto de encontro de povos e de culturas ligados por uma língua comum e por perspectivas partilhadas de desenvolvimento. Durante uma semana, a RAEM assume-se, pela mão do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, como o centro do mundo que se expressa em português, devido à organização concertada de uma série de iniciativas de cariz comercial e económico.
A 7.Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa coincide este ano com diversas outras iniciativas promovidas pelo Fórum Macau. Os certames – cinco iniciativas que visam a promoção do comércio e do investimento – juntam empresários e dirigentes dos países membros do organismo.
Amanhã – e com várias iniciativas do foro cultural já a decorrer – realiza-se o Fórum de Jovens Empresários da China e dos Países de Língua Portuguesa e na sexta-feira haverá uma sessão de apresentação e as oportunidades de negócios associadas ao sector, nomeadamente ao processamento de pescado tendo a alimentação por finalidade.
Amanhã também a cooperação de índole regional estará em destaque, com a realização de uma mesa redonda que vai juntar dirigentes provinciais e municipais da China e dos Países Lusófonos. A iniciativa tem por finalidade promover a partilha de experiências na atracção de investimento externo e impulsionar o aprofundamento da cooperação.
As iniciativas antecipam a 20.a edição da Feira Internacional de Macau, certame em que o Fórum tem este ano um papel substancial, ao dinamizar o pavilhão dos países de língua portuguesa, que tem como tema os oceanos.
Ao fomento da cooperação económica e comercial, a 7.a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa junta, como habitualmente, arte, gastronomia e artesanato de diversos pontos do planeta.
Para além das sessões de gastronomia que têm o restaurante Tromba Rija como quartel-general, já estão em curso iniciativas como a Feira de Artesanato da Província de Guangdong, da China e dos Países de Língua Portuguesa, a Mostra de Teatro e os Espectáculos de Música e Dança dos Artistas da China e dos Países da Língua Portuguesa.
Desde o fim-de-semana passado e até à próxima quinta-feira passaram e vão passar pelos palcos e espaços da semana cultural 135 artistas de nove países e territórios que se expressam em português, de Macau e da província de Cantão. O Festival da Lusofonia, que volta este ano a ser organizado de forma autónoma pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, encerra uma semana em cheio para as relações sino-lusófonas."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores