quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Para evitar Alzeimer Histórico






Igreja de Santa Maria do Castelo
Igreja de Santa Maria do Castelo


Localização do município de Olivença na Península Ibérica

Localização do município de Olivença na Península Ibérica













in Wikipédia


Olivença (em espanholOlivenza) é uma cidade e um município numa zona fronteiriça, cuja demarcação é objecto de litígio entre Portugal e Espanha. Reivindicada de jure por ambos os países, integra actualmente a comunidade autónoma espanhola  CodoseraAlburquerque e Badajoz e portugueses de ArronchesCampo MaiorEstremozPortalegre e Elvas chegaram a um acordo em 2008 com vista à criação de uma euro-região.
Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, denunciado em 1808 por Portugal, o território foi anexado a Espanha. Em 1817, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à retrocessão do território o mais prontamente possível. Porém, até aos dias de hoje, tal ainda não aconteceu.
Estado Português reivindica que Olivença é um concelho português do Distrito de Portalegre, sub-região e província do Alto Alentejo, região do Alentejo divido em 5 freguesias: Santa Maria do CasteloSanta Maria MadalenaSão Jorge da LorSão Domingos de Gusmão e Nossa Senhora de Táliga (actualmente município).

E assim estamos. Sem cura - para um Alzeimer Histórico, em que o tratamento é o abraço que vamos dando uns aos outros, na fronteira que não é fronteira... Ou é?
   









Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores