segunda-feira, 28 de setembro de 2015

MACAU-Turismo: Helena Senna Fernandes não acredita em quedas de 20% na Semana Dourada


by Ponto Final
A responsável pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST) duvida que a quebra no número de visitantes, antecipada pela indústria turística, seja tão acentuada.
Patrícia Silva Alves
"Helena de Senna Fernandes, responsável pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST), disse ontem que duvida que se registe uma quebra tão elevada do número de visitantes, durante a Semana Dourada, como aquela antecipada pelos operadores turísticos. "Há parceiros nossos da indústria turística que estão a fazer previsões de uma redução na ordem dos 20 por cento no número de visitantes. Da minha parte, não acho que vá ser uma queda assim tão acentuada", afirmou ontem a responsável da DST, sem deixar de frisar que, para já, ainda não tem uma previsão fechada quanto ao número de visitantes que podem vir a Macau no decorrer do evento que arranca no início de Outubro.
"Durante esta semana, as agências de viagens e os hotéis continuam a receber mais reservas. Por isso, no final desta semana ou no princípio da próxima, já posso ter uma ideia mais concreta", adiantou Helena de Senna Fernandes, numa reacção a opiniões manifestadas por operadores como Andy Wu, presidente da Associação da Indústria Turística de Macau, que, em declarações ao jornal Business Daily, antecipou uma quebra do número de visitantes entre 10 e 20 por cento, durante a Semana Dourada.
No entanto, há um facto que se tem verificado este ano e que contraria a evolução dos últimos anos: o número de visitantes a chegar a Macau está a cair em relação ao ano passado (3,2 por cento nos primeiros oito meses deste ano). Por que razão? "Acho que a última vez em que houve uma queda foi em 2008 ou 2009, por causa da crise financeira ", afirmou a responsável, acrescentando que esta redução do número de visitantes também não é alheia às circunstâncias económicas: "Há muitas razões a explicar isso, mas acho que neste momento se trata de uma razão económica", assinalou Helena de Senna Fernandes.
Para a responsável, isso poderá então resultar de uma conjugação de factores, tais como a desvalorização das moedas japonesa e coreana em relação ao yuan (que torna esses destinos mais atractivos para os visitantes do Continente). Mas pode também ser um reflexo da situação económica no principal mercado emissor de visitantes, a China Continental. "Em termos da economia da China, também tem havido as quedas nas bolsas de valores e outros componentes, que estão a afectar o número de turistas", afirmou a responsável, que não afastou a possibilidade de a desvalorização do yuan, decidida de surpresa em Agosto, também afectar as chegadas a Macau. "Ainda temos que observar, mas acho que pode ter efeitos. Claro que qualquer mudança em termos de conjuntura económica influencia o número de visitantes”.
Outro factor a considerar será também a maior concorrência entre os destinos turísticos nesta zona da Ásia. Por tudo isso, antecipa Helena de Senna Fernandes, estas quebras homólogas podem prolongar-se no tempo. "Estamos preparados para descidas, mas sabemos que uma quebra acentuada [do número de visitantes] vai afectar a indústria, e por isso temos de ver como contornar a situação porque sabemos que as descidas podem prolongar-se e, no longo curso, vão afectar a economia de Macau", referiu a responsável da DST. "Não é possível registar aumentos contínuos [sucessivos]", rematou.
Subsídios à indústria
Para já, a Direcção dos Serviços de Turismo está a considerar a atribuição de subsídios ao sector, de forma a aumentar o tempo que os excursionistas passam em Macau, como foi antecipado na edição de ontem do Jornal Tribuna de Macau. Mas o plano - que Helena de Senna Fernandes não revelou ontem - não é exactamente como aquele avançado pelo diário.
"Não estamos a preparar um plano de subsídio ao alojamento, para os quartos. É uma colaboração com as agências de viagens para atrair turistas a pernoitar em Macau, para que a visita seja mais alargada", assinalou a responsonsável da DST. Na notícia ontem publicada, a presidente da Associação de Guias Turísticos, Angelina Wu, afirmava que o Governo estava a ponderar a criação de um plano dirigido ao alojamento dos excursionistas.
Apesar do esclarecimento, a responsável da DST não explicou qual o plano concreto. "Não posso dizer exactamente qual é o esquema, agora. Depois da Semana Dourada vamos estar em posição de dar mais pormenores à imprensa", afirmou Senna Fernandes, assegurando que tal medida não vai aumentar o orçamento anual da DST."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores