terça-feira, 22 de setembro de 2015

MACAU: A ilustração a estender pontes entre Portugal e Macau


by Ponto Final
“A Arte da Ilustração em Macau e Portugal”, traz à Galeria da Fundação Rui Cunha 40 trabalhos de 20 ilustradores de Portugal e da RAEM. Em 2016, vários artistas de Macau rumam a Nova Iorque.
Depois da passagem pelo Porto, em Julho, a mostra “A Arte da Ilustração em Macau e Portugal”, chega à Galeria da Fundação Rui Cunha a 7 de Outubro. A exposição apresenta uma amostragem significativa do trabalho desenvolvido no campo da ilustração por artistas portugueses e por artistas locais. A Associação Yunyi Arts, que produz o evento, vai repetir a experiência já no próximo ano, em Nova Iorque.
Christine Hong Barbosa, fundadora do organismo e uma das curadoras da exposição, tira o véu a uma iniciativa onde se cruzam linguagens, meios e sensibilidades muito distintas: “O objectivo é fornecer uma plataforma mútua para artistas de Macau e de Portugal, e criar uma rede para que eles se possam conhecer e para que possam conhecer o trabalho uns dos outros”, refere Barbosa ao PONTO FINAL.
A curadora - que na produção do evento, em Macau, conta com o apoio de Cristina Dias - procura apontar holofotes a uma arte sem o reconhecimento e a visibilidade de outras formas de expressão plástica e visual. “Interessa-nos promover a arte da ilustração, que não é assim tão popular quanto isso. Queremos fazer as pessoas acreditar nesta forma de arte. E queremos que as pessoas em Portugal conheçam o trabalho dos artistas de Macau”.
Depois de uma primeira experiência, que estendeu pontes de criatividade entre os dois países, Christine revela ao PONTO FINAL que está já “em processo de planeamento” uma exposição em Nova Iorque, a materializar-se em 2016. Mais uma vez, serão seleccionados trabalhos de artistas da RAEM, que serão expostos na cidade norte-americana em conjunto com artistas locais. “E mais uma vez, serão pelo menos uma dezena de artistas de Macau”.
A 7 de Outubro, dia da inauguração, às 18h30, haverá uma conversa com Rui Vitorino dos Santos, curador responsável pela apresentação da mostra em Portugal, que é também um dos artistas cujo trabalho é apresentado: “O Rui vai abordar a arte da ilustração a um nível global, mas também dar o exemplo do Porto em concreto”, explica a fundadora da Yunyi Arts.
E há diferenças notórias, no trabalho produzido dos dois lados do mundo? “Sim, sem dúvida. Eles são muito diferentes, e isso resulta das suas influências culturais”. Mas para uns e outros “esta é a forma que encontraram de se expressarem. É um modo de comunicarem o que sentem e o que pensam”. Cada um dos 20 artistas, cujas idades “vão dos vinte e poucos anos aos quarenta e muitos”, apresenta nesta mostra duas obras. A duas e três dimensões, recorrendo ao lápis ou ao pincel, e a técnicas que vão da pintura à fotografia. Representações de mundos reais e imaginados, para ver ou rever até 31 de Outubro. S.G."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores