domingo, 13 de setembro de 2015

Camões e Macau: lembrar Monsenhor Manuel Teixeira

CAMÕES EM MACAU

pelo Padre MANUEL TEIXEIRA *

* à Sua Ilustre Memória (terá sido das primeiras pessoas que me foi apresentada, mal cheguei, em serviço, a primeira vez a Macau, da minha grande saudade. M.A.)

"Reza a tradição que Camões esteve em Macau e que o seu retiro predilecto era a estância do Patane, para os lados de Sto. António, sítio na verdade aprazível e pitoresco, que foi baptizado com o nome do poeta, chamando-se-lhe, ainda que impròpriamente, Gruta de Camões.
Esta tradição pluri-secular foi acatada e respeitada por todos os historiadores e biógrafos do poeta, havendo apenas divergências acidentais da parte de Teófilo Braga, Juromenha e Storck quanto à data da sua vinda e outras minúcias, ficando, porém, de pé o facto principal, a estada do poeta em Macau.
Mas nos primeiros anos do século positivo, em que vivemos, em 1907, houve quem pretendesse contestar este facto e relegar a tradição para os domínios da lenda . Já antes, em 1899, o ilustre orientalista J. F. Marques Pereira, expusera bem fundadas dúvidas sôbre a estada de Camões em Macau como Provedor dos defuntos e ausentes .
Ora, há aqui duas questões que importa não confundir:
l.ª -  Esteve Camões em Macau ?
2.ª - Foi Camões Provedor dos defuntos e ausentes em Macau ?
À primeira respondemos afirmativamente com a tradição.
À segunda respondemos negativamente com razões históricas.
Esteve Camões em Macau ? Responde afirmativamente toda uma plêiade de brilhantes e profundos historiadores dos séculos passados; começou a negá-lo João Frick, em 1907, o qual aventou a hipótese de o poeta ter ido morrer, "com a espada na mão, ao lado do seu rei nos campos d'Álcácer-Quibir."
Depois deste, apareceram alguns articulistas a copiar as suas objecções; o mais ilustre defensor da tese negativa foi o Dr. Luiz da Cunha Gonçalves que, no seu livro Camões não esteve em Macau, ampliou a tese que João Frick, com o pseudónimo de Gonçalo da Gama, publicara no Portugal.
Nós somos pela tradição, e não nos convence nenhum dos argumentos dos que a atacam."
???

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores