terça-feira, 25 de agosto de 2015

Macau: numa altura em que Stanley Ho era rei e senhor ...*

*Conheci-o em Macau ("província de Portugal"), no seu gabinete, onde recebeu (muito bem!)  uma equipa do vespertino lisboeta A TARDE, que o foi entrevistar. Era seu secretário José dos Santos Ferreira (ADÉ), que, hoje, o PARQUE DOS POETAS (em Oeiras-Portugal) consagra
                         Umas das lembranças pessoais de Stanley Ho à equipa de A TARDE



Li Ka-shing deixou de ser o chinês mais rico do mundo


by
 Ponto Final
A lista de multi-milionários é agora encabeçada por Wang Jianlin, magnata do imobiliário no Continente chinês. David Chow aparece como o chinês mais rico a residir em Macau.
"Wang Jianlin, presidente do gigante imobiliário e de entretenimento Dalian Wanda Group, da China Continental, superou o empresário Li Ka-shing, de Hong Kong, e tornou-se o chinês mais rico do mundo, de acordo com a nova Lista de Milionários Hurun.
A fortuna de Wang aumentou mais de 50 por cento num ano, atingindo 260 mil milhões de renmimbis (o equivalente a 40,6 mil milhões de dólares norte-americanos) no início de Junho, noticiou o Instituto de Pesquisa Hurun em comunicado à imprensa.
O magnata de Hong Kong Li Ka-shing, de 87 anos, é agora o segundo chinês mais rico graças a uma fortuna de 200 mil milhões de renmimbis. Jack Ma, fundador e presidente do gigante da internet Alibaba, aparece como o terceiro mais rico, com uma fortuna avaliada em 165 mil milhões de renmimbis.
A lista inclui 1.577 multi-milionários de 18 países e regiões com um património mínimo de 2 mil milhões de renmimbis. Entre eles, 302 são de Kong Kong, Macau e Taiwan. A sua fortuna combinada subiu para 12,7 biliões de renmimbis, equivalente ao Produto Interno Bruto anual da Rússia.
Rupert Hoogewerf, presidente e analista-chefe do Relatório Hurun, comentou que a empresa começou a divulgar uma classificação dos chineses mais ricos do mundo em resposta à maior atenção global que recebem os empresários chineses. A Hurun publica a Lista de Milionários da China desde 1999.
Macau bem representado mas já sem Stanley Ho
A lista divulgada pela Hurun indica também que o imobiliário é a indústria que mais milionários é capaz de gerar, com 23 por cento do total, tendo desalojado a indústria de manufactura que surge agora em 2º lugar, com 18 por cento.
Em relação ao local de residência, a Hurun lista Pequim como a cidade com maior número de multi-milionários (181), seguida por Shenzen a uma razoável distância (111). Hong Kong já não faz melhor do que terceiro, com 99 residentes na lista dos chineses mais ricos do mundo.
Na lista, Macau aparece com três residentes – e David Chow (e família) é de todos o mais rico, com uma fortuna avaliada em 820 milhões de dólares americanos (qualquer coisa como 6,5 mil milhões de patacas), proveniente do sector do jogo e ligada ao grupo Macau Legend. Em termos globais, David Chow é apontado como o 625º chinês mais rico do mundo.
A seguir surge Chen Mingjin (em Macau melhor conhecido pelo seu nome em cantonês, Chan Meng-Kam), que aparece também entre os 1000 mais ricos chineses do mundo (973º). O património do patrão do grupo Golden Dragon, deputado à Assembleia Legislativa e membro do Conselho Executivo de Macau (para além do lugar que ocupa também no Conselho Consultivo Político do Povo Chinês), está estimado em 520 milhões de dólares americanos (4,16 mil milhões de patacas); a Hurun descreve-o como empresário com investimentos diversificados.
O ultimo residente de Macau, na óptica da Hurun, a entrar na lista é Ina Chan, vulgarmente conhecida como a terceira mulher de Stanley Ho, que aparece no 1204º lugar, com uma fortuna calculada em 410 milhões de dólares norte-americanos (3,28 mil milhões de patacas). Aqui a indústria a que surge associada é já o jogo, e a empresa a mesma Macau Legend de David Chow (segundo a Hurun, a cotação bolsista do grupo anadará pelos 24 mil milhões de patacas).
Graças às radicais alterações registadas nos últimos anos no universo empresarial de Stanley Ho, em que as suas posições accionistas foram cedidas a familiares e executivos do grupo, o velho magnata do jogo em Macau não surge já na lista dos chineses mais ricos do mundo. Em contrapartida, a sua filha Pansy Ho (Shun Tak/MGM) é 44ª, com uma fortuna de 6,6 mil milhões de dólares americanos (para cima de 50 mil milhões de patacas), e o seu filho Lawrence (Melco) é 87º, com 3,4 mil milhões de dólares (quase 30 mil milhões de patacas).
Ainda no mesmo universo ligado a Stanley Ho, Angela Leong – a sua quarta mulher – é a única que aparece ligada à SJM, a Sociedade de Jogos de Macau, situando-se no 243º lugar da lista, com uma fortuna de 1,8 mil milhões de dólares (ou cerca de 15 mil milhões de patacas).
Mas o chinês mais rico ligado ao jogo de Macau está ligado a outro grupo: a Galaxy Entertainment. Lui Che Woo, o veterano patrão da concessionária, quase entra no top ten (é 11º) com uma riqueza acumulada de 14,4 mil milhões de dólares, o que se traduz em qualquer coisa como 85,2 mil milhões de patacas.
Outro nome em foco: Cui Lijie, que se juntou ao grupo dos multi-milionários quando adquiriu um gigante de Hong Kong no sector da distribuição de produtos alimentares. Os investimentos que entretanto realizou no mercado de junkets associado aos casinos de Macau coloca-a agora em 405º lugar na lista da Hurun, com um património que rondará os 1,2 mil milhões de dólares (ou seja, perto dos 10 mil milhões de patacas)."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores