Marco Valério Marcial (em latimMarcus Valerius Martialis; 38-40 d.C., Bílbilis Augusta

Poucas informações são seguras a respeito da sua vida, em virtude de quase não haver testemunhos contemporâneos. Através de sua própria obra, depreende-se que, nascido na Hispânia, Marcial partiu ainda jovem para Roma, onde viveu a maior parte de sua vida. Nesta cidade, manteve relações com intelectuais de renome, tais como Arúncio EstelaSílio ItálicoJuvenalQuintiliano e Plínio, o Jovem. Algumas tradições consideram-no protegido da família de Sêneca no início de sua estada na cidade . Também é notória a sua gravitação ao redor das personagens importantes do governo, em especial o imperador Domiciano, ao qual dedica vários epigramas. Em seus poemas, afirma que obteve favores das pessoas influentes com que se relacionava, tais como o ius trium liberorum e a própria dignidade equestre, ao mesmo tempo em que solicita alguns favores, como a instalação da rede de águas em sua residência. Também estes dados são retirados de sua própria obra, não havendo outras fontes que corroborem essas informações. A sua morte é referida por Plínio, o Jovem.

Obra

Marcial publicou quinze livros de epigramas, dentre os quais doze são tradicionalmente apenas numerados e três são nomeados:
  • Livro dos Espetáculos (Liber Spectaculorum), escrito por volta do ano 80 em comemoração pela inauguração do Coliseu. Supõe-se que uma parte deste livro tenha sido perdida.
  • Xênia e Apoforeta, publicados entre 84 e 85, duas colecções de dísticos elegíacos destinados a acompanhar presentes e alimentos oferecidos em Dezembro, durante as Saturnais.
Sua obra, que chegou quase na totalidade aos nossos dias, influenciou diversos autores, tais como Francisco de Quevedo, Bocage.

Mas, como é ÓBVIO, não tem nada a ver com o que aqui se escreve, nem com o simples autor deste espaço, que deve o seu nome a um simpático tio galego (carvoeiro) de que ficou homónimo.
E está completa a apresentação que foi começada no A LA  MINUTE, há umas centenas de mensagens atrás. Espero tenha ficado satisfeita a curiosidade dos que daqui se aproximam e a tiveram com alguma insistência pelos meios ao dispor num jardim ...