sábado, 25 de julho de 2015

Memorial ao Vento, no PARQUE DOS POETAS, em Oeiras (0)

in WIKIPÉDIA 

(apenas para situar o que aí virá, sobretudo, em termos fotográficos, com implícita homenagem a Isaltino de Morais, que, se cometeu erros, não foi o de ter sido um entusiástico animador da IDEIA, este mês, finalmente, concluída)

"O Parque dos Poetas é um parque urbano em Oeiras onde paisagismo e escultura incorporam poesia. É também uma homenagem a poetas de língua portuguesa em que tradição e inovação se complementam.
Estende-se por 27 hectares com uma configuração que se alonga desde o nível de planalto - antigos campos de trigo e pastagem - e descendo em direcção à zona ribeirinha. No Alto do Puxa Feixe, junto ao museu Templo da Poesia e ao miradouro Labirinto, é possível desfrutar de uma das imagens mais encantadoras onde Estuário do Tejo e Atlântico se tocam, avistando o Farol do Bugio e uma boa parte da península de Setúbal. Um deleite que convida à reflexão, à busca interior, à expressão mais profunda dos sentimentos, à evocação de sonhos inscritos no limite do horizonte. Pelos caminhos encontram-se lajes com poemas e esculturas de poetas de língua portuguesa. O parque entre outras coisas, tem também o estádio municipal de Oeiras, dois anfiteatros e uma fonte cibernética.
Nasceu de um projecto da Câmara Municipal de Oeiras no mandato do presidente Isaltino Morais. O tecido empresarial do concelho envolveu-se no seu desenvolvimento colaborando com a câmara municipal na concretização do parque, doando algumas das esculturas, investindo somas consideráveis em peças de arte para usufruo dos cidadãos e mesmo na construção propriamente dita de todo o parque. A ideia inicial foi concebida pelo poeta e escritor David Mourão-Ferreira e pelo escultor Francisco Simões, aos quais se juntaram o paisagista Francisco Caldeira Cabral e a arquitecta Elsa Severino com a sua equipa.
O Parque dos Poetas divide-se em 3 partes, com a respectiva ordem cronológica dos poetas homenageados com os seus poemas nas lages e com as esculturas da autoria de Francisco Simões:
A sua construção foi feita entre 1998 e 2015 em 3 etapas, inauguradas respectivamente a Junho de 2003 (1ª fase), Julho de 2013 (fase B) e Julho de 2015(*) (fase A). As 3 etapas corresponderam às 3 partes em que o parque se divide, mas não foram construídas de forma cronológica. Sendo a ordem de construção: poetas do século XX; dos trovadores aos poetas da renascença; dos poetas do Barroco aos poetas do Romantismo e poetas internacionais de língua portuguesa."

*Subordinada ao título genérico MEMORIAL AO VENTO, no PARQUE DOS POETAS, em Oeiras, mostrar-se-ão aqui fotografias, e far-se-á um ou outro apontamento saído do entusiasmo da demorada visita (a segunda, embora a primeira depois de terminada também, há dias, a 2ª fase do Parque dos Poetas, que permitiu, nomeadamente, o "reencontro" com ADÉ, o Poeta de Macau, que o Parque não esqueceu e amizade pessoal  (M.A.) antiga sublinhou, como se verá).

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores