segunda-feira, 20 de julho de 2015

MACAU: A história contada através de objectos inúteis




by Ponto Final
O Auditório do Carmo, na Taipa, vai receber esta quinta-feira Chan Su Weng e Simon Go. O fotógrafo e o investigador de Macau contam histórias dos bairros antigos através de objectos encontrados nos caixotes do lixo das duas regiões.
1. BF5CCDA-5804-4BDF-B380-4C03E1B59
Catarina Mesquita
"O Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) inaugura esta quinta-feira mais uma sessão do Fórum do Auditório do Carmo, um evento que tem vindo a reunir desde Maio vários criativos de áreas como a arquitectura, a fotografia, a literatura e a música.
A sessão agendada para esta semana arranca às 14 horas com o perito em episódios históricos de Macau, Chan Su Weng, e o fotógrafo veterano de Hong Kong, Simon Go.
A conferência promete transmitir ao público o espírito de “caça ao tesouro” que ambos os profissionais partilham no que toca à descoberta dos bairros antigos tanto de Macau como de Hong Kong.
A sessão intitulada de “Memória do Caixote do Lixo” mostra também o projecto que ambos desenvolveram na busca de materiais inutilizados a que dão outra vida.
Às 15h50 arranca a sessão com o premiado fotógrafo na China, Chan Hin Io, para apresentação do projecto “Em Busca de Lojas Antigas”, uma colectânea de imagens de estabelecimentos comerciais históricos de Macau e de Hong Kong, numa viagem pela sua evolução ao longo dos tempos.
Na conferência serão também apresentadas algumas estratégias de negócio tradicionais utilizadas pelos proprietários dessas lojas.
Simon Go volta ao Auditório do Carmo no próximo dia 22 de Agosto para uma nova sessão sobre a extinção dos estúdios de fotografia.
No mesmo dia, o IACM convida Ip Ka Wai, o artista de Hong Kong e instrutor de fotomontagem, para apresentar os trabalhos de miniaturas em 3D desenvolvidos a partir de imagens das comunidades das duas regiões vizinhas.
A organização oferece 20 por cento de desconto na aquisição das publicações dos Serviços Culturais e Recreativos do IACM a todos os cidadãos que estiverem presentes nas conferências.
Assim, os participantes que frequentarem oito sessões do fórum recebem um cupão de livros no valor de 100 patacas e um certificado de participação, os que assistirem a dez conferências é-lhes atribuído um cupão de livros no valor de 150 patacas e, para aqueles que frequentarem todas as sessões, o cupão terá o valor de 250 patacas.
Todas as sessões são de entrada livre e faladas em cantonense."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores