segunda-feira, 15 de junho de 2015

MACAU - Estudantes de Macau com entrada directa em Coimbra



by Ponto Final
1.Universidade de Coimbra.jpg
"A Universidade de Coimbra oferece condições especiais para os alunos oriundos da RAEM que se queiram candidatar a uma vaga na instituição.
A Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra anunciou que os estudantes de Macau que queiram prosseguir os estudos na mais antiga instituição de ensino superior portuguesa podem entrar directamente nos cursos promovidos pela instituição.
A terceira fase do processo de aceitação de candidaturas de estudantes internacionais teve início no sábado, dia 13. A Universidade sublinha em comunicado as “condições especiais” que disponibiliza aos estudantes oriundos da RAEM.
De acordo com as informações divulgadas, os alunos que tenham feito o ensino secundário em Macau ou na China Continental, podem candidatar-se ou com os resultados dos exames Gaokao, Liankao ou A-Level ou com os resultados das provas de ingresso portuguesas, desde que o aproveitamento seja equivalente ou superior a “bom”.
O período de candidaturas prolonga-se por um mês e termina a 13 de Julho. Estão também abertas candidaturas aos cursos de mestrado e doutoramento.
A Universidade de Coimbra refere que decidiu aceitar as notas do Liankao e do A-Level como critérios de selecção para o ingresso no primeiro ano dos cursos que ministra, de acordo com a legislação portuguesa aprovada em Março do ano passado em Portugal.
A instituição de ensino superior sublinha ainda que tenciona disponibilizar “um ano preparatório intensivo de língua portuguesa”, de forma a permitir que os estudantes obtenham conhecimento necessário à frequência “com sucesso” dos cursos, mesmo para aqueles que não dominem o português.
“As ligações entre a Universidade de Coimbra e Macau são seculares e têm-se intensificado nos últimos anos; temos uma comunidade significativa de estudantes macaenses e estamos entusiasmados com as novas possibilidades agora criadas”, refere o comunicado.
O vice-reitor para as relações internacionais, Joaquim Ramos de Carvalho, sublinha que “Coimbra oferece uma experiência académica diferenciada que resulta da excelência e variedade da formação oferecida, da vivência internacional de estudantes de quase uma centena de países, numa cidade universitária com grande qualidade de vida, situada numa Europa sem fronteiras”.
Em Março deste ano, a Universidade de Coimbra participou na Feira de Educação de Macau e numa sessão com alunos de escolas locais promovida pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior.
Com esta abertura aos estudantes locais e do Continente, foi criada uma página electrónica - www.uc.pt/china - que lhes é especialmente dirigida. Na plataforma, eventuais interessados podem encontrar informações úteis, como cursos oferecidos, requisitos de candidatura e informações práticas, informam os responsáveis pela mais antiga instituição de ensino superior portuguesa."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores