domingo, 31 de maio de 2015

Macau: Países de língua portuguesa na mira dos construtores chineses



by Ponto Final
A construção de infra-estruturas no contexto da estratégia ‘Uma Faixa, Uma Rota’ é o tema privilegiado pelo 6.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infra-estruturas. O certame decorre na próxima semana em Macau. 
Isadora Ataíde
"A América Latina e os países de língua portuguesa são o foco do 6.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infra-estruturas, que se realiza nos dias 4 e 5 de Junho em Macau. A cooperação internacional no contexto da estratégia chinesa da Rota da Seda e a integração regional no campo das infra-estruturas serão os temas privilegiados pelo encontro, no qual representantes de 36 países e territórios já confirmaram presença.
“Nesta edição, o Fórum está subordinado ao contexto da estratégia ‘Uma Faixa, Uma Rota’. Outro elemento inovador é o foco na cooperação entre a China, a América Latina e os países de língua portuguesa”, observou Chan Tze Wai, subdirectora da Direcção dos Serviços de Economia, na conferência de apresentação do evento.
Macau quer mais uma vez desempenhar um papel de destaque na realização do evento e na promoção de negócios: “O Fórum revela o papel destacado de Macau enquanto plataforma para os negócios entre os países de língua portuguesa. Mas não só. A realização do evento contribui para divulgar a RAEM como centro de convenções e exposições, além de promover os negócios entre as empresas de Macau e do interior da China no âmbito da cooperação regional e da nova Zona de Livre Comércio de Guangdong”, sublinha Chan.
Associado ao evento, acontece também o 1.º Fórum de Cooperação em Infra-estruturas Sino-CELAC, organizado pelo ministério do Comércio da China e que visa acelerar os acordos entre o país e a América Latina, reforçando a construção de infra-estruturas interligadas naquele sub-continente: “O encontro é uma plataforma para a realização de negócios entre empresas e para actualização profissional. Vai-se discutir a importância da estratégia ‘Uma Faixa, Uma Rota’ e vão-se apresentar produtos financeiros inovadores para o desenvolvimento das infra-estruturas. Também teremos exposições e serão assinados protocolos de cooperação”, destaca Yu Xiaohong, secretária-geral da Associação dos Construtores Civis Internacionais da China.
Para além de empresas de construção, o certame traz também até Macau instituições financeiras de peso. O Banco Asiático de Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco da China já confirmaram presença. O vice-presidente da Costa Rica e o vice-primeiro-ministro das Bahamas – entre representantes governamentais de outros 36 países – estão entre os convidados de honra do certame, que decorre no Venetian.
À margem da iniciativa, no dia 5, realiza-se uma reunião ministerial do Fórum Macau, na qual devem marcar presença representantes da China, da Guiné-Bissau, de Portugal e de Timor-Leste. O secretário de Estado das Infra-Estruturas, Transportes e Comunicações do Governo de Lisboa, Sérgio Silva Monteiro, deverá representar Portugal em ambas as iniciativas."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores