quarta-feira, 22 de abril de 2015

VASARELY- em Budapeste, onde falta tempo para tanta beleza

"Victor Vasarely , nascido em Hungria, (Pécs9 de abril de 1908 — Paris15 de março de1997 foi
um pintor e escultor húngaro radicado na França, considerado o "pai da OP ART" (abreviatura de Optical Art).
Nasceu em Pécs, na Hungria, tendo ido posteriormente estudar arte em Budapeste, onde se familiarizou com o movimento Bauhaus e com os trabalhos de Paul Klee, Wassily Kandinsky e Josef Albers. A influência destes, teve um impacto tal na sua obra, que se poderá afirmar que, nela, tenta resumir os princípios dos pioneiros da Bauhaus, segundo a qual, o movimento não depende, nem da obra de arte em si mesma, nem do tema específico que se pretende ver retratado, mas antes da apreensão do acto de olhar, que por si só é considerado o único criador." 

Budapeste: a emoção da fotografia que se tira à obra exposta, não clandestina, mas quase: cúmplice, com o guarda local de costas (a pedido), sorridente, para que, da emoção fique o registo, numa Budapeste, jóia da harmonia urbana e do testemunho histórico em cada sala. A alegria do reencontro, a fotografia que se tira para mais tarde não esquecer. O Museu. Surpreendido, retratado, registado, como foi possível em máquina fotográfica de bolso - que, ironia do destino, no eléctrico de regresso ao centro de Budapeste, um grupo de ladras ciganas, devidamente organizado, me roubou para que, de Budapeste, me ficásse apenas a memória não fisicamente documentada de Vasarely e de tudo o que, na capital húngara, vale, valeu a pena reter na memória - à falta de melhor...
Este registo é, portanto, amargo, porque alude a ciganas marginais, mas é também indispensável pela memória do que, nomeadamente, de Vasarely aqui lembra, com a cumplicidade benigna dos guardas que perceberam a vontade alheia de registar o Belo - que está na obra do pintor revisitado, em local afastado, mas inesquecível, do centro da histórica e bela capital húngara.



Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores