quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Palavras DO RAMALHO ( 1 )


"A orientação mental da mocidade contemporânea comparada à orientação dos rapazes do meu tempo estabelece entre as nossas respectivas cerebrações uma diferença de nível que desloca o eixo do respeito na sociedade em que vivemos obrigando a elite dos 
velhos a inclinar-se rendidamente à elite dos novos".


in FARPAS ESQUECIDAS

"Em Évora o Governador Civil do distrito dissolveu a filarmónica denominada Alunos de Minerva e apoderou-se dos instrumentos.

Compreendemos que do Código Administrativo e do Código Penal se possam extrair com alguma paciência disposições que autorizem o poder a eliminar uma corporação que ofende a religião do nosso país dizendo-se adepta de uma deusa pagã, e somos os primeiros a inclinar a fronte submissa perante as ordens dadas para esse fim pelo Sr. Governador Civil de Évora.

Agora o que nos parece inexplicável é que a autoridade referida se julgasse igualmente no direito de chamar a si e de encarcerar os instrumentos. Por que nós conhecemos os instrumentos de Évora tão intimamente como lhe conhecemos o pão de ló, e sabemos que quando eles tangem, tangem pelo Todo-Poderoso, ou pelo Sr. Deputado do circulo, nunca por Minerva! nunca por Pallas Ateniense!

Portanto o Sr. Governador Civil de Évora, se não quiser passar por um detestável sicário, tem de restituir imediatamente aos Alunos de Minerva os seus instrumentos musicais, ou de provar que neles se encontram cornetas proibidas - de ponto e mola."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores