segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Macau: Goa recebe arquitectos da lusofonia


by Ponto Final

"O estado indiano vai passar a integrar o Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa.
Goa vai acolher, entre 16 e 18 de Abril, o IV Fórum do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), evento que irá marcar a sua “integração de facto” como membro da organização.
“Tem um grande significado para nós – CIALP – e também, julgo eu, para os colegas em Goa porque é a integração de facto” da Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (IIA)”, disse à agência Lusa o vice-presidente do Conselho Directivo do CIALP, Rui Leão.
A entrada de Goa, por proposta da Associação dos Arquitectos de Macau, foi aprovada em assembleia-geral do CIALP em 2010, realizada na região administrativa especial. Contudo, a formalização de Goa como membro efectivo - antes era apenas observador - só aconteceria aproximadamente dois anos depois.
Dado que o IIA é uma associação de cariz nacional com departamentos provinciais “foi preciso solicitar ao presidente do IIA que permitisse ao de Goa fazer parte da rede internacional”, explicou o arquitecto, natural de Goa, mas residente em Macau.
Para Rui Leão, “a inclusão é muito importante porque, culturalmente, Goa está muito próxima do resto dos países que fazem parte do CIALP e existe uma partilha muito grande de valores de arquitectura, de cultura e da maneira de estar”.
As três edições anteriores dos fóruns do CIALP tiveram lugar em Fortaleza (Brasil), Sumbe (Angola) e Lisboa (Portugal).
O CIALP reúne cerca de 150 mil profissionais de língua portuguesa, ou seja, cerca de dez por cento dos arquitectos em todo o mundo, segundo dados constantes no portal da organização."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores