sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Macau (2/2): Lucros da banca aumentaram 26,1%



 by Ponto Final
Sandra Lobo Pimentel

De acordo com dados revelados ontem pelos responsáveis da Autoridade Monetária de Macau (AMCM) e da Associação de Bancos de Macau, até finais de 2014, o total dos activos do sector bancário ascendeu a 1.174,4 mil milhões de patacas, o total dos depósitos cifrou-se em 791,1 mil milhões e o total dos empréstimos em 689,7 mil milhões, subidas de 18,6 por cento, 16,2 por cento e 29 por cento.
Quanto aos lucros da banca, após taxas, ascenderam a 9,6 mil milhões de patacas, um aumento de 26,1 por cento face ao ano anterior. Anselmo Teng, presidente do Conselho de Administração da AMCM, que discursava durante o almoço de confraternização do Ano Novo Lunar organizado pela Associação de Bancos local, referiu que “os activos terem ultrapassado o montante de um bilião de patacas e os lucros terem ascendido a 10 mil milhões” constituem “a primeira iniciativa, sem precedentes, na cronologia da evolução do sector bancário”.
Tanto o responsável da AMCM como o presidente da Associação de Bancos, Ye Yixin, enfatizaram nos seus discursos os rácios de crédito vencido, de adequação de capital e de liquidez, considerados suficientes, apontando o “progresso estável” do sector em Macau e uma “tendência dinâmica de desenvolvimento saudável”.
Anselmo Teng falou ainda da supervisão bancária, garantindo que tem vindo a ser reforçada, o que foi comprovado, disse, pelo Fundo Monetário Internacional, que no ano passado efectuou visitas a Macau.
A organização “apontou, no seu relatório, o reforço do sistema bancário e da estabilidade da supervisão”, disse Anselmo Teng, acrescentando que a Associação de Bancos de Macau “estimulou oportuna e proporcionadamente os trabalhos de supervisão e, simultaneamente, defendeu a saúde e a cooperação do sector”.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores