quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

- Condecorar, AGORA, José Sócrates? *


"Ex-governante socialista, Ascenso Simões, envia carta ao Presidente da República para que se deixe de "preconceitos" e condecore Sócrates. Eduardo Catroga considera não atribuição "normal" e Manuel Alegre "inadmissível"


Dos 12 antigos primeiros-ministros em governos constitucionais, só um é que ainda não foi agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo: o socialista José Sócrates. A espera tem três anos. Não é a mais longa, mas mesmo assim está a indignar alguns socialistas.
A distinção é a maior condecoração por serviços prestados ao país e levou o antigo secretário de Estado de Sócrates, Ascenso Simões, a enviar uma carta de indignação ao actual Presidente, Cavaco Silva, pedindo que elimine "todos os preconceitos" contra o antigo primeiro-ministro e atribua a condecoração.
Na carta - enviada ontem para Belém -, o actual administrador da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) diz ao Presidente que "muitos portugueses começam a questionar-se sobre as razões" que levam Cavaco a não atribuir esta distinção. Diz ainda que independentemente das "interpretações muito pessoais" que o Presidente possa fazer dos governos Sócrates, o antigo chefe de governo "merece" a distinção, pois foi "sempre defensor intransigente do interesse nacional".
José Sócrates já deixou de ser primeiro-ministro há três anos e quatro meses. O social-democrata Pedro Santana Lopes teve de esperar cinco anos até que Cavaco Silva lhe desse a distinção."

*  Francamente, então o homem foi ou não foi, em Lisboa ou mesmo em Paris e, porventura, noutros lados, "sempre defensor intransigente do interesse nacional"? A única coisa que não se percebe é a pressa em condecorar agora o senhor ... 

Calma! Cavaco Silva está quase a deixar de ser Presidente. Pode ser que, com as eleições a haver, a coisa possa ser diferente - e que Sócrates, entretanto, já tenha saído em liberdade não condicional... 

Mas que falta de paciência!...A Justiça far-se-á, de certeza, nesse aspecto como noutros. Assim, como andam p'aí a escrever, até pode parecer que alguém está a tentar beatificar à força um amigo, que pode vir a demonstrar que, afinal, sempre tinha sido SANTO.Um santo homem, um pregador, quase anónimo, por exemplo, em Paris, na Suíça, sei lá?!...Com remédios para tudo e para todos.



Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores