sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Na CERCI Lisboa: respostas DIFERENTES para a mesma pergunta ( 1 )*

"Quem somos

Somos uma Cooperativa de Solidariedade Social com fins não lucrativos, fundada a 16 de Julho de 1975 por um grupo de familiares de crianças com deficiência intelectual, técnicos e pessoas interessadas e reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública,
Iniciamos a nossa missão com um Centro Educacional nos Olivais, tornando-nos, no âmbito da Educação Especial, uma referência nacional enquanto resposta totalmente inovadora.
Nesta altura foram, também, criados os alicerces para o aparecimento daquele que ficou conhecido como Movimento CERCI, o qual multiplicou a criação de respostas congéneres um pouco por todo o país. Como consequência e, para uma rápida identificação da nossa situação geográfica, foi informalmente colocado o nome “Lisboa”, ficando então conhecida como CERCI Lisboa.
Somos uma organização pró-ativa, que proporciona respostas a cerca de 900 pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, em diversos âmbitos de intervenção social e ao longo de todo o Ciclo de Vida.
Procuramos manter-nos atualizados do ponto de vista teórico-prático, acompanhando as mudanças sociais que surgem e enfrentando os desafios que se colocam no âmbito das atuais políticas nacionais e europeias, sempre numa perspectiva subjacente de abertura ao exterior e de respeito pela cidadania.
Em Maio de 2011 vimos a nossa prestação de serviços certificada com a marca EQUASS, nível Assurance, marca europeia de qualidade para os serviços sociais."

Em Dezembro de 2008, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, a CERCI de Lisboa e o apoio, nomeadamente, da Junta de Freguesia de Carnide, em Lisboa, publicou o livro que resultou de um conjunto de entrevistas aos clientes (é assim que agora se designam) da CERCI do Espaço da Luz, em Lisboa.
O que, prometido, vou aqui fazer a partir de hoje, em jeito de amostragem, é tentar agrupar, para a mesma pergunta, algumas das respostas obtidas. No fundo, cruzar respostas.
Comecemos:
 - Se pudesses falar à Lua o que é que lhe dirias?
Helena:
- Ó Lua, vem cá a baixo, vem iluminar a Terra e dar-nos um pouco de calor com a tua luz ...
José Braga:
- Pedia que enchesse de bondade certos corações frios ...
Ana Paula:
- Diria que se prolongasse por mais um bocadinho ... Que fosse mais longa ...
Katherine:
- Não sei, acho que não diria nada.
Tânia:
- Ó Lua, vem aquecer-me o coração, porque ainda está nervoso ... Aquece-me.

* ver livro (prenda de Natal?) à venda na CERCI Lisboa

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores