sábado, 22 de novembro de 2014

Memória (s)














Pré-história de uma pousada

"O Sanatório dos Ferroviários, na Covilhã, foi projectado pelo arquitecto Cottinelli Telmo nos anos 20. Foi mandado construir pelos Caminhos de Ferro para tratamento de tuberculose dos seus funcionários, visto poderem beneficiar da localização em sítio calmo e com ar puro, fazendo parte de uma rede de 11 sanatórios existentes no início do século XX. Demorou 8 anos a ser construído (1928-1936) e permaneceu fechado durante outros tantos anos, devido a circunstâncias diversas e estranhas à CP. Depois viria a ser arrendado à Sociedade Portuguesa de Sanatórios, com a condição de receber todos os doentes necessitados de tratamento de altitude, tendo cinquenta camas à disposição da Assistência Nacional aos Tuberculosos.


Oito anos após a cedência, o edífício passou para as mãos do Estado, tomando conta dele o Instituto de Assistência Nacional de Tuberculosos (ANT), passando também a partir de 1953, a ser internados doentes pobres.


(...) Em 2011, o Grupo Pestana iniciou a recuperação do edifício com a arquitectura da responsabilidade do Arquitecto Eduardo Souto Moura, integrando o novo conceito de Unidades de maior dimensão, já que conta com cerca de 92 quartos (...)"










Memória de uma breve estada um dia destes ...

na Pousada da Serra da Estrela


Um jantar tísico em ambiente a respirar saúde por todos os cantos, no recentemente inaugurado hotel saído do traço inteligente do arquitecto Souto Moura, em ambiente com dedo que, por certo, um paisagista como Gonçalo Teles não desdenharia. Tudo somado, foi, de facto, pena o tal jantar que teve que esperar pelo dia seguinte para, após variado e abundante pequeno almoço, começar a ser esquecido. A rever. Talvez, com as devidas adaptações, servindo o pequeno almoço ao jantar e o jantar ao pequeno almoço e ... e sempre o esmero, a tranquilidade, a beleza do espaço físico interior e exterior - com o regalo de uma Cova da Beira à vista.



Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores