segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Jogos Asiáticos: Macau com sete medalhas

1 paula carion medalha de prataPatrícia Silva Alves, em Incheon
Os Jogos Asiáticos acabaram com os atletas da RAEM a levar para casa sete medalhas. Depois do wushu e do karaté, o taekwondo foi a última modalidade em que Macau foi representado no pódio. Na quinta-feira, Liu Qing conquistou o bronze na categoria feminina de menos de 67 quilos ao ser afastada nas meias-finais (5 - 6) pela chinesa Guo Yunfei que acabou por levar o ouro – o atleta derrotado nas meias-finais assegura o bronze, pelas regras do taekwondo.
O mesmo aconteceu com Wang Juman, que competiu na modalidade de mais 73 quilos ao perder com a iraniana Khodabandeh Akram (14 – 2) e assegurando assim o bronze para Macau na sexta-feira.
No início deste ano as duas atletas já tinham conquistado dois ouros nos Jogos da Lusofonia, que se realizaram em Goa.
A RAEM sai assim de Incheon, na Coreia do Sul, com mais medalhas que na edição anterior dos Jogos Asiáticos - em Cantão (2010) conquistou seis. No entanto, este ano a delegação da RAEM não trouxe o tão esperado ouro. Desde que Macau se estreou nos Jogos Asiáticos, em 1990, só houve uma medalha de ouro: a de Jia Rui, no wushu. Este ano o atleta conquistou a primeira prata (e uma das três do wushu), mas não repetiu a façanha de há quatro anos. As outras quatro medalhas foram divididas entre karaté (duas) e taekwondo (as restantes).
Em termos gerais, Macau ficou na 29ª posição entre as 37 delegações que conquistaram um lugar no pódio nestes jogos. O primeiro lugar em número de medalhas arrecadadas coube à China.
Com 342 subidas ao pódio, 151 medalhas de ouro e cinco recordes mundiais batidos, a maior delegação destes 17ºs Jogos Asiáticos conseguiu arrebatar 34 por cento das medalhas de ouro da competição. Em segundo lugar ficou o país anfitrião com 234 medalhas (79 ouros).
Já Taiwan que na competição como Chinese Taipei voltou para casa com 51 medalhas e Hong Kong com 42 (dois ouros).

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores