sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O fio d'Escócia - apertado?

Às 00 horas em Lisboa:
"Às 22:00 as urnas fecharam na Escócia. Única sondagem da noite, realizada pelo YouGov junto de 1828 pessoas, online e durante o dia, dá vitória ao Não com 54% dos votos, frente aos 46% para o Sim. Não são esperados inquéritos à boca das urnas.

Em Glasgow, Edimburgo e por toda a Escócia, perto de 80% dos 4,28 milhões de eleitores pronunciaram-se (mais de 600 mil dos quais por correspondência) num referendo que, caso vença o "sim" vai ditar a divisão do Reino Unido e redesenhar o mapa da Europa. Pela primeira vez, o voto foi alargado a todos os maiores de 16 anos.
Os primeiros resultados só deverão ser conhecidos já de madrugada, uma vez que os media britânicos optaram por não encomendar sondagens à boca das urnas. O motivo? Com os últimos inquéritos de opinião quase empatados, preferiram não gastar dinheiro num estudo que podia não apontar uma tendência clara. E, segundo The Guardian, preferiram também a prudência, evitando o risco de dar um resultado errado.
Responsável pela única sondagem da noite, o presidente do instituto YouGov, Peter Kellner, garantiu ter "99% de certeza" que o "Não" ganhou. Isto apesar de o estudo que apresentou ter sido realizado ao longo do dia, online, e apenas junto de 1828 pessoas.
"A Escócia deve tornar-se um país independente?" era a pergunta que constava nos boletins de voto. Os primeiros resultados são esperados de madrugada.
Nas 2600 assembleias de voto, que abriram às 7:00 e encerraram às 22:00, "foi um dia muito preenchido", como explicou à AFP Peter Macvean, de Edimburgo."

Veremos. Gostava de saber a Escócia onde está. Não gosto de pensar na "desagregação" de uma Europa - como a que temos. Receio que, neste continente, quem ganha com eventuais "separações" não são os povos ... Os povos trabalhadores, sublinho. Quem nos garante que atrás das eventuais separações não está ninguém à espera da divisão para reinar?... Religiosamente, por exemplo. Como tanto se fala por aí ... Isto é: "quanto pior, melhor...".
M.A.

Em tempo: ganhou a Escócia. A Escócia britânica. Ainda bem. Resta-lhe bater o pé ao que, em Londres, SM, eventualmente, obstinada, lhe possa ter injustamente negado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores