terça-feira, 30 de setembro de 2014

A Volta à Rua em Inspirações Diversas

Helena Vasconcelos, em mais uma Comunidade de Leitores, convida-nos para, no dia 27 de Novembro próximo, iniciarmos com ela uma nova série de conversas acerca dos livros que, em tempo oportuno, teve oportunidade de sugerir pelos meios de que conseguiu dispor. Ora o primeiro é, nem mais nem menos, A VOLTA AO DIA EM 80 MUNDOS, de Julio Cortázar.

Já aqui o tenho à espera da leitura que se impõe. Mas ... mas acontece, guardadas as óbvias e devidas distâncias, que, para debate, pessoalmente, não me poderia ter acontecido melhor: não dou (aqui) a volta ao dia, claro; não vivo em 80 mundos, é evidente. Mas como, pulga (também salto de tema para tema como quem é Cortázer), gosto da ideia ... E tentarei dizer sim ao "debate" na Comunidade (que também é de leitores), sugerida por H.V..

Não sem, à partida, me atrever a citar o tal Cortázar:

"... Nos oitenta mundos da minha volta ao dia há portos, hotéis, camas para os cronópios (cronópio: palavra inventada por Cortázar que designa um indivíduo de personalidade ingénua, idealista, desorganizada, diametralmente oposto às "famas") e além disso citar é citar-se, não sou o único a dizê-lo e a fazê-lo, com a diferença de que os pedantes citam por que fica bem, e os cronópios porque são terrivelmente egoístas e querem açambarcar os seus amigos, tal como eu a Lester, Man Ray e todos os que se seguirão, Robert Lebel, por exemplo, que descreve este livro na perfeição quando diz: "Tudo aquilo que vê nesta divisão, ou melhor, neste armazém, foi deixado pelos inquilinos anteriores; por conseguinte, não verá grande coisa que me pertença, mas eu prefiro estes instrumentos do acaso. A diversidade da sua natureza impede-me de me limitar a uma reflexão unilateral."

Cá está. Com a devida vénia: imodestamente, cá estou ... na ruadojardim7 - tão diverso quanto as pessoas que daqui se aproximam. E cumprir, citando. Para que haja conversa. Embora se note, nos últimos tempos, a escassa presença de comentários ... Já acabou a censura. Já não há PIDE, que se saiba... Nem Legião.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores