segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Notícias de Macau - Actualidade

Democracia com “desenvolvimento paulatino”

 by Ponto Final
Chui Sai On não tem um plano para Macau vir um dia a eleger o Chefe do Executivo por sufrágio universal.
 Há, pelo menos, dois membros da Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo interessados em saber quais são os planos do próximo Governo para a democratização do sistema político. São eles Jorge Fão, da Associação dos Aposentados, Reformados e Pensionistas de Macau e ex-deputado, e Agnes Lam, académica e comentadora política, que no sábado perguntaram a Chui Sai On o que pretende fazer.
Jorge Fão problematizou a questão ao recorrer ao caso de Hong Kong e às manifestações pela eleição do Chefe do Executivo em 2017 através do sistema “um homem, um voto” quando o Governo Central pretende que os candidatos sejam pró-Pequim e pré-seleccionados por um colégio. “A mesma situação pode acontecer em Macau”, avisou.
Chui Sai On, que no programa político apresenta a questão como “promover o desenvolvimento paulatino da política democrática de acordo com a Lei Básica”, diz estar “disponível para ouvir todas as vozes” e transmiti-las ao Governo Popular Central. “Em Macau, a tradição é vivermos em harmonia. As vozes – as manifestações, as petições – são sempre ouvidas pelo Governo. Isso é democracia. O importante é o respeito mútuo”, rematou.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores