domingo, 25 de maio de 2014

Notícias de Macau - Actualidade

Há menos eleitores recenseados para votar nas Europeias

 by Ponto Final
Há 10.955 portugueses inscritos em Macau para votarem este fim-de-semana nas eleições europeias, menos 317 eleitores do que em 2009.
Cláudia Aranda
A forte emigração portuguesa registada nos últimos três anos poderá vir a ter um impacto positivo nos índices de participação política dos emigrantes. Mas, provavelmente, esse aumento ainda não vai ser visível nos resultados das eleições europeias destinadas a eleger os deputados portugueses ao Parlamento Europeu que, em Macau, decorrem amanhã e domingo, no Consulado de Portugal.
Em Macau há 10.955 portugueses recenseados para votar este fim-de-semana no Consulado de Portugal, informou o cônsul-geral português em Macau, Vítor Sereno. Menos 317 eleitores do que em 2009 (na altura havia 11.272 inscritos para votar) e apenas cerca de sete por cento do total de 160 mil portugueses registados no consulado. A redução no número  de inscritos resulta de “eliminações por falecimento e transferências”, explicou Vítor Sereno.
Em todo o caso, não se esperam índices elevados de participação no fim-de-semana, a julgar pelas estatísticas de eleições anteriores, marcadas pela baixa percentagem de votação. Nas eleições de 2009, em que Macau votou pela primeira vez para o Parlamento Europeu, a participação ficou abaixo dos dois por cento.
“A participação é muito reduzida e tem vindo a diminuir progressivamente”, referiu ao PONTO FINAL a investigadora portuguesa Joana Azevedo, coordenadora do projecto “Votar no Estrangeiro – Participação Política e Cidadania dos Emigrantes Portugueses”, publicado em Dezembro de 2011. Este estudo descreve o eleitorado de Macau como “muito heterogéneo”, sendo provável que haja uma maior participação por parte daqueles que têm uma experiência de residência em Portugal e uma ligação político-cultural ao país.
Joana Azevedo acredita que a tendência para a abstenção por parte dos eleitores emigrantes pode vir a mudar. “Com o volume de saídas [de eleitores de Portugal] a aumentar, a participação política dos emigrantes começa a suscitar interesse,  embora talvez ainda não se reflicta nestas eleições, porque as pessoas não tiveram tempo de se registarem. Mas, vai reflectir-se nas legislativas”, concluiu.

Ponto Final | Maio 25, 2014 às 11:53 am | Categorias: Uncategorized | URL:

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores