domingo, 18 de maio de 2014

Notícias de Macau - Actualidade: Cavaco Silva em Macau (IX)

Portuguese President Anibal Cavaco Silva visits ChinaOs dois presidentes reuniram-se ontem no Palácio do Povo. Portugal deu conta de “uma realidade sem precedentes” no relacionamento. A China anunciou “um ponto de partida histórico”.

O Presidente da República de Portugal, Cavaco Silva, disse ontem que as relações entre Portugal e a China conhecem uma "realidade sem precedentes" nos vários domínios e são marcadas por "amizade", "respeito" e "confiança".
"As relações entre os nossos dois países conhecem uma realidade sem precedentes quer no domínio político, quer no domínio económico, quer no domínio científico, mas também no domínio cultural", disse o Chefe de Estado português poucos minutos depois de ter sido recebido no Grande Palácio do Povo, em Pequim, pelo seu homólogo Xi Jinping.
Cavaco Silva, que desde segunda-feira está na China em visita oficial que começou em Xangai e termina em Macau, sublinhou que as relações bilaterais entre Portugal e a China são "marcadas pela amizade, pelo respeito mútuo e pela confiança" e que essa confiança "é muito importante nas relações" bilaterais.
"As conversações que acabámos de ter foram conversações muito frutuosas e ambos recordámos a assinatura, aqui, no Palácio do Povo, em 1987, da Declaração Conjunta sobre a questão de Macau e a forma como se processou a transição da administração portuguesa para a administração chinesa, um caso exemplar a nível internacional", concluiu.
O Presidente Xi Jinping disse ontem também que a China está "disposta a trabalhar de mãos dadas com Portugal" para promover "uma nova etapa" nas relações bilaterais.
"Ambos concordámos que estamos num novo ponto de partida histórico", afirmou Xi Jinping acerca das conversações com o Presidente português, que considerou "frutíferas. "Encaramos novas oportunidades de desenvolvimento", acrescentou.
Numa declaração aos jornalistas, ao lado de Cavaco Silva, o Presidente salientou que as relações sino-portuguesas se caracterizam pela "boa confiança politica", "frutuosa cooperação pragmática" e "intenso intercâmbio na área social e cultural".
"Concordámos manter os contactos de alto nível, aprofundar a confiança mútua e intensificar a comunicação sobre importantes temas regionais e internacionais, fundando uma base política cada vez mais sólida para o relacionamento bilateral", realçou também Xi Jinping.
O Presidente disse ainda que "a China felicita Portugal por estar a sair do programa de assistência financeira e das dificuldades criadas pela crise da dívida".
A declaração foi feita depois de os dois presidentes terem assistido à assinatura de sete acordos de cooperação bilateral, sobre Educação, Ciência, Cultura, Desporto e outras áreas, e também entre empresas.
Um dos acordos diz respeito ao "encerramento do processo de privatização" da Caixa-Seguros, em que o grupo privado chinês Fosun detém agora 80 por cento do capital.
Os presidentes da EDP e da China Three Gorges, o maior accionista da eléctrica portuguesa, assinaram "um acordo sobre o reforço das relações estratégicas e de cooperação".
Ponto Final | Maio 16, 2014 às 3:55 pm | Categorias: Uncategorized | URL:http://wp.me/pu3KH-7XO
Comment   

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores