quarta-feira, 23 de abril de 2014

Notícias de Macau - Actualidade

Aumentos para função pública decididos hoje

 by Ponto Final
Deputados votam hoje proposta de aumento de 5,71 por cento dos vencimentos e pensões.
A Assembleia Legislativa leva esta tarde a votação na especialidade a proposta do Governo que prevê um aumento de 5,71 por cento dos vencimentos e pensões de aposentação e sobrevivência dos funcionários públicos.
A actualização prevista na proposta de lei vai obrigar a uma despesa adicional de 550 milhões de patacas. O diploma propõe que o valor do índice 100 da tabela salarial passe das atuais sete mil patacas para 7.400.
A subida de salários entra em vigor no próximo mês, o que fará com que o aumento real seja apenas de 4,08 por cento, apesar de a taxa de actualização ser superior é inflação apurada em 2013, segundo o economista Albano Martins.
O especialista diz ainda que desde 1999 os funcionários públicos já perderam 8,69 por cento do seu vencimento, fruto de uma inflação acumulada de 43,82 por cento e aumentos de apenas 35,13 por cento.
Ponto Final | Abril 23, 2014 às 10:59 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pu3KH-7PA
Comment

Rendas de casa subiram 15 por cento até Março

 by Ponto Final
O preço do arrendamento para habitação aumentou no último mês 0,86 por cento, com as rendas a aumentarem em praticamente 15 por cento desde Março do ano passado, segundo os novos indicadores do índice de preços no consumidor divulgados ontem. De acordo com os dados oficiais, uma renda que custasse há um ano sete mil patacas é agora de 8013 patacas, num aumento de 14,48 por cento.
A rubrica da habitação e combustíveis foi em Março, entre as despesas do cabaz de compras das famílias locais, das que mais cresceu (mais 12,37 por cento), com o valor da inflação a atingir 6,36 por cento por comparação com o mesmo mês do ano passado. Os equipamentos domésticos e materiais de utilização corrente (mais 7,18 por cento) e os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (mais 6,51 por cento) estiveram também entre as secções com registo de maiores aumentos.
Apesar de não registar subidas tão acentuadas, o sector da saúde também mantém um nível de inflação elevado, com um aumento médio de 4,82 por cento. Em Março, por comparação com o mesmo mês do ano passado, os medicamentos e vacinas estavam mais caros em 6,26 por cento e as consultas externas em 6,06 por cento – destas, os serviços auxiliares de diagnóstico, ou exames, registaram o maior aumento de preços, encarecendo em 10,34 por cento.
A subida média de preços do último mês é sobretudo mais sentida pelas famílias com menores rendimentos, ou seja, aquelas cuja despesa mensal está situada entre as seis mil e as 18.999 patacas. Para estas, a inflação foi de praticamente sete por cento (6,95 por cento), enquanto que a subida de preços no consumidor que realiza mais despesas habituais foi de apenas 6,24 por cento.
Ponto Final | Abril 23, 2014 às 11:12 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pu3KH-7PT
Comment   See all comments

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores