segunda-feira, 31 de março de 2014

Notícias de Macau - Actualidade


Há “boas perspectivas” para portugueses

 by Ponto Final
O presidente da Assembleia Legislativa, Ho Iat Seng, diz que os portugueses que dominem as duas línguas oficiais – chinês e português – vão ter muitas oportunidades em Macau.
“A comunidade portuguesa, sobretudo a comunidade portuguesa bilingue, tem boas perspectivas no futuro”, antecipou Ho Iat Seng, em entrevista à Rádio Macau. O também membro do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional disse que a intenção de Pequim é aumentar o número de bilingues no território. “Os dirigentes do Governo Central dão atenção ao número de pessoas que sabem a língua portuguesa em Macau e desejam que possamos ter mais quadros que dominem o português”, destacou.
Ho Iat Seng explicou que “há uma base firme de intercâmbio” entre a China e os mercados lusófonos, e apontou para as semelhanças entre o sistema jurídico de Macau e o dos países de língua portuguesa. “Espero que possamos fazer bem este trabalho para desempenhar bem o papel de ponte” , disse.
O presidente da AL comentou ainda a política de contratação de trabalhadores no exterior para defender a criação de um regime para entrada e saída da mão-de-obra importada. “Lamentável”, foi a expressão de Ho Iat Seng para classificar a situação dos estudantes do exterior que são obrigados a sair de Macau depois de concluírem os estudos.
“A situação política de Macau é especial, muitas pessoas não são favoráveis a esta medida. No ensino universitário, as propinas são iguais para estudantes locais e estrangeiros. Durante os quatro anos de estudo, os subsídios atribuídos pelo Governo para um estudante universitário podem atingir um milhão de patacas. Mas, depois de concluir o curso, não permitimos que fique em Macau para contribuir para o território”, problematizou Ho Iat Seng.
Ponto Final | Março 31, 2014 às 12:30 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pu3KH-7Ih
Comment   See all comments

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores