quinta-feira, 20 de março de 2014

Notícias de Macau - Actualidade


Instituto Cultural à procura de novo património

 by Ponto Final
2956-3Governo avança em Maio com a identificação de edifícios de interesse patrimonial para actualizar a lista dos 128 lugares classificados.
Cláudia Aranda
O Instituto Cultural (IC) vai iniciar em Maio os trabalhos de inventariação dos imóveis com valor patrimonial para actualizar a lista dos 128 monumentos, edifícios de interesse arquitectónico e sítios classificados, publicada em 1992. A população vai poder propor locais de interesse também, conforme previsto na nova Lei de Salvaguarda do Património Cultural.
A decisão foi anunciada ontem pelo Conselho do Património Cultural que realizou a primeira reunião plenária.
Ainda não há um calendário para finalizar a inventariação. Primeiro é necessário identificar as construções que tenham condições para poderem vir a ser classificadas. “Esse trabalho consiste em definir ou encontrar todos os pontos ou locais que têm potencial para serem considerados como património e, através do procedimento de classificação, é que poderão ser colocadas na lista”, referiu o presidente do IC, Ung Vai Meng.
O processo de classificação de cada edifício poderá levar até um ano. “É necessário haver uma consulta pública que, no mínimo, tem de ter 30 dias, depois é preciso ouvir mais opiniões e, então, tomar uma decisão”, adiantou o secretário-geral do conselho, Cheong Cheok Kio.
Ung Vai Meng frisou que o Governo tem intenção de avançar com o processo de classificação à medida que são identificados os imóveis em condições de serem classificados. “Não temos que aguardar até ao final do ano, até que todo o trabalho estatístico seja feito, para iniciar as classificações”, disse.
Ponto Final | Março 20, 2014 às 10:47 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pu3KH-7EN
Comment   See all comments
Unsubscribe to no longer receive posts from Ponto Final.
Change your email settings at Manage Subscriptions.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores