domingo, 16 de março de 2014

Cuidado com o vosso GPS

A DIVULGAR MASSIVAMENTE POR TODOS OS QUE ANDAM NA ESTRADA

Pergunto-me quantas pessoas serão conhecedoras do seguinte:

Uma senhora de 36 anos teve um acidente há algumas semanas, com total destruição do seu automóvel. Chovia pouco quando a sua viatura, inesperadamente, levantou voo  planado. 

A senhora, felizmente, não sofreu ferimentos graves, mas ficou siderada pelo que aconteceu.
Quando a senhora informou o agente da autoridade do que lhe tinha acontecido, o agente explicou-lhe o que todos os condutores deveriam saber.


NUNCA ACTIVAR O REGULADOR DE VELOCIDADE (CRUISE CONTROL) QUANDO CHOVE.


A senhora estava convencida de que seria prudente e mais seguro ligar o "cruise control" para manter uma velocidade constante enquanto chovesse. Mas o guarda explicou-lhe que sempre que o regulador de velocidade está ligado e o carro entra em "aqua planing" os pneus perdem o contacto com o pavimento, a aceleração aumenta consideravelmente e o carro eleva-se como um avião.
A senhora confirmou ao guarda que tinha sido exactamente o que tinha acontecido.
Em conversa, o guarda ainda disse que deveria ser afixado no pára-brisas e sobre o air-bag um aviso para, em caso de piso molhado ou gelado, nunca se activar o regulador de velocidade (cruise Control).
Advertimos os adolescentes de que, para uma condução com maior segurança, deverão activar o regulador de velocidade, mas esquecemo-nos de lhes dizer que o não façam quando o piso está molhado ou gelado.
Façam circular esta informação e estaremos a contribuir para a possível diminuição da sinistralidade.
NOTA: Alguns veículos, como por exemplo o Toyota Sienna Limited XLE, não permitem a activação do regulador de velocidade sempre que o limpa pára-brisas esteja a funcionar.

CUIDADO COM O VOSSO GPS 


Para aqueles que utilizam ou se fazem acompanhar de um GPS:

O período de férias chegou e permitam-me que vos alerte para a seguinte situação: Hoje em dia é frequente qualquer pessoa utilizar um GPS em qualquer  viagem que faça. Os ladrões também. Certa família viajou para férias e utilizou um GPS. A determinada altura do percurso resolveram parar para tomar umas bebidas frescas na esplanada de um café, deixando o carro num parqueamento. Regressados à viatura constataram que o GPS tinha sido roubado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores