sábado, 15 de março de 2014

Cantando espalharei por toda a parte ...

Cursos das melhores universidades mundiais e palestras de professores de topo já estão disponíveis para todos na internet.

O termo 'OpenCourseWare' pode não ser largamente conhecido por todos os cibernautas, mas este sistema alternativo de educação tem vindo a implementar-se cada vez mais e promete vir a dar cartas no futuro.

A ideia arrancou em 1999 quando a universidade alemã de Tubingen publicou online vários vídeos de palestras, mas o movimento só começou a fazer-se sentir quando o Massachussets Institute of Technology lançou, em 2002, o MIT OpenCourseWare. Pouco depois seguiram-se várias reputadas academias como Yale, a Universidade da Califórnia, em Berkeley, ou a Universidade do Michigan, segundo o Mashable.

Saiba quais são os 10 melhores sites com cursos gratuitos:


Uma década depois de ser a grande impulsionadora do movimento, o Massachussets Institute of Technology, casa de 24 prémios Nobel, oferece 2,150 cursos em gestão, engenharia, matemática e ciências. Além do inglês, a universidade de Cambridge oferece também cursos em sete línguas diferentes.

2. OpenCourseWare Consortium http://www.ocwconsortium.org/

A OpenCourseWare Consortium agrega cursos e palestras de diferentes universidades de todo o mundo. É possível pesquisar através da área de estudo, da linguagem ou da fonte. Na base de dados do consórcio é possível encontrar cursos desde a Fundação Getúlio Vargas à Universidad Politécnica de Madrid.
Curso recomendado: Palestras avançadas em economia política http://studentscircle.net/live/2012/12/advanced-political-economy-lectures/


Uma das mais reputadas universidades norte-americanas, e integrante da Ivy League, a universidade oferece 42 cursos gratuitos desde humanidades, ciências. Na página é possível encontrar ficheiros áudio e vídeo de cada palestra de forma a tornar a aprendizagem mais interativa.
Curso recomendado: Mercados financeiros com o professor Robert J. Shiller http://oyc.yale.edu/economics/econ-252-11

4. Open.Michigan http://open.umich.edu/

Com contributos de 19 das suas faculdades, a iniciativa OpenCourseWare da Universidade do Michigan oferece cursos desde a arquitetura e planeamento urbano, medicina dentária, saúde pública a direito.
Curso recomendado: Economia de informação http://open.umich.edu/education/si/si646/winter2009

5. John Hopkins Bloomberg School of Public Health http://ocw.jhsph.edu/

Considerada uma das melhores escolas de saúde pública dos Estados Unidos, a John Hopkins Bloomberg School of Public Health localizada em Maryland, Baltimore. A iniciativa oferece inúmeros recursos sobre vários tópicos na área da saúde como doenças crónicas, saúde global e prevenção de doenças.

6. Harvard Medical School http://mycourses.med.harvard.edu/public/

A iniciativa da reputada Harvard Medical School, considerada a melhor escola de medicina dos Estados Unidos, inclui inúmero material que poderá ser útil para estudantes da área de saúde como vídeos, apresentações, notas e projetos. Entre as ferramentas disponíveis também é possível encontrar "simulações" de cirurgias e diagnósticos através de uma aplicação.
Curso recomendado: Anatomia da Fala e Audição


A universidade de Pittsburgh na Pensilvânia oferece principalmente cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

8. Universidade de Tufts http://ocw.tufts.edu/

A escola localizada perto de Boston disponibiliza cursos de oito das suas faculdades, desde Medicina, Medicina Dentária, Artes e Ciências, Veterinária ou Engenharia.
Curso recomendado: Negociação multilateral internacional http://ocw.tufts.edu/Course/12

9. Notre Dame http://ocw.nd.edu/

A universidade do estado de Indiana oferece inúmeros cursos online em diversas áreas desde Matemática, a Engenharia Civil e Ciências Geológicas a Engenharia Aeroespacial e Mecânica. Os recursos são inúmeros, desde a palestras em formato áudio, apresentações em powerpoint, ilustrações e textos.
Curso recomendado: Introdução à filosofia http://ocw.nd.edu/philosophy/introduction-to-philosophy-1

10. Universidade da Califórnia, em Berkeley http://webcast.berkeley.edu/series.html

Nesta universidade são oferecidos inúmeros cursos desde bioengenharia, japonês, saúde pública, entre outros. O site consiste em ficheiros áudio e vídeo pecando pela falta de materiais suplementares.
Curso recomendado: Economia e política ambiental http://webcast.berkeley.edu/playlist#c,s,All,-XXv-cvA_iCggw2sQbp7VZDAQizudWX9

 De e-mail recebido e que se divulga com o maior gosto. M.A.



AVISO LEGAL

Esta mensagem é confidencial e dirigida apenas ao destinatário. Se a recebeu por erro solicitamos que o comunique ao remetente e a elimine assim como qualquer documento anexo. Não há renúncia à confidencialidade nem a nenhum privilégio devido a erro de transmissão.
Qualquer opinião expressa nesta mensagem pertence unicamente ao autor remetente, e não representa necessariamente a opinião do Santander Totta, a não ser que expressamente se diga que o remetente está autorizado para o efectuar.



DISCLAIMER

This message is confidential and intended exclusively for the addressee. If you received this message by mistake please inform the sender and delete the message and attachments. No confidentiality nor any privilege regarding the information is waived or lost by any mistransmission.
Any views or opinions contained in this message are solely those of the author, and do not necessarily represent those of Santander Totta, unless specifically stated and the sender is authorized to do so.



--
Dulce Teixeira
Coordenadora das bibliotecas
Agrupamento de escolas Ibn Mucana, Alcabideche, Cascais

Resposta rápida
Para: Dulce Teixeira
     

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores