quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Obviamente: SOS Portugal!

Transcrevo:

"Dos 20 países que compõem a OCDE, Portugal é aquele que consagrava, em 1965,  a mais baixa percentagem (1,44%) do seu produto nacional bruto à educação. Os países escandinavos, consagravam cerca de 6% e os Mercado Comum à vista de 5%, assim como os Estados Unidos (5,27%. Fonte OCDE"

in O DESENVOLVIMENTO EM PORTUGAL aspectos sociais e institucionais

colectânea organizada por A. Sedas Nunes - Gabinete de Investigações Sociais


Ora bem: tenho presente o brado que deu este trabalho, mas a verdade é que não me recordo de nada semelhante depois de 1974. O que lembro é de, todos os dias, seja qual for o governo em exercício, haver um"passar de culpas" que ninguém percebe ... Isto é, mais do que a análise das causas profundas, a busca política (e, às vezes, só essa) para os insucessos quotidianos: 





Vasco Gonçalves foi um ...
Mário Soares foi um ...
Sá Carneiro foi um ...
Cavaco Silva foi um ...
José Sócrates foi um ...
Passos Coelho é um ...

Chega!
Faça-se, e torne-se público, um estudo profundo do que se passa/passou para que consigamos, de uma forma simples, mas documentada, saber em que pé está, de facto, HOJE

O DESENVOLVIMENTO EM PORTUGAL aspectos sociais e institucionais

o que é que se passa, por exemplo, com a Segurança Social?

e com a Saúde?

e com a grelha PÚBLICA e privada de remunerações? (in Colectânea citada: "se continuarmos no ritmo actual, a diferença de rendimentos entre os portugueses e os habitantes dos países europeus mais avançados (diferença que hoje, anos 60 do século passado, se situa entre 30 a 40 contos por ano e por habitante) aumentará, alargando-se o fosso que nos separa."

e com ...

e com ...
Nomeadamente, as pessoas que vêm sentar-se aqui no banco do jardim (e, por certo, muitas outras ...) gostariam de saber que respeito merecem da parte daqueles em que votaram - e querem continuar a votar, sem convulsões. Obviamente.




Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores