quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Recortes do dito e do feito (20) - 115

Este recorte é de 1991, mas duvido que não se mantenha actual ... Ora leiam, sff.

"Qualquer cidadão sabe hoje, por lhe terem dito repetidas vezes, que, em caso de emergência, esteja onde estiver, de Norte a Sul de Portugal, deve ligar o 115. Assim rezam as instruções recebidas, assim é, portanto, a teoria.

Vamos, entretanto, à prática.

De Lisboa, aflito, um pagante marca 115 e pede que se façam as diligências necessárias (via rádio, pensa) para que, em determinada rua de Albufeira, no Algarve, onde, à distância, teve conhecimento súbito de estar em risco de acontecer grave agressão física, apareça uma autoridade, discretamente ou não, para tentar evitar o pior. Respondem-lhe que isso é com Faro e "solícitos" indicam o número de telefone - a que, por acaso, falta um dígito ... que a "menina" dos TLP acrescenta ...

Conseguida a ligação, a PSP de Faro lamenta e informa que o assunto em Albufeira é com a GNR, mas ignora o número de telefone respectivo.

Nova chamada em pânico para o 115, a partir de Lisboa, para saber esse número de Albufeira. Que "telefone para a Comando da GNR", dizem-lhe. Indicativo e número já no primeiro papel à mão e ... "Sim ...  GNR de Albufeira, soldado Brites". Assunto explicado. "Não está cá ninguém, mas, mal desligue, vou falar, via rádio, com o piquete ... - remata.

Excelente, soldado Brites! Você, sozinho, vale mais do que 115 ..."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores