domingo, 29 de setembro de 2013

Selecta de uma antologia esquecida (7) *

*  Homo Ludícus de Manuel Sérgio/Noronha Feio

CARLOS PINHÃO, que trabalhou, nomeadamente, no Mundo Desportivo

"Espírito desportivo e espírito democrático são coisas muito parecidas. Por exemplo, na Calçada da Glória, na bicha que se forma lá em baixo, nos Restauradores, para a subida do elevador. Enquanto temos a noção que há lugares para todos, somos todos muito desportivos, muito democráticos, cada um no seu lugar, ninguém passa à frente de ninguém, somos até amáveis e tudo: "O senhor estava primeiro", "ora essa", "bicha é bicha", "faça favor", "por quem é" e até ajudamos os velhinhos a subir porque o degrau é mais alto.

Entretanto, o condutor vai contando os entrantes e, à medida que os lugares vão rareando, a formação democrática de cada qual vai-se indo abaixo gradualmente e o "fair-play" sofre tratos de pontapé. Começa um a meter o ombro, outro a fazer infiltrações pela esquerda e pela direita, distraidamente, assim como quem não quer a coisa, mas não quer outra coisa senão assegurar a sua passagem naquela viagem, de qualquer modo, o parceiro que se lixe, salve-se quem puder, quem vier atrás de mim que fique prá próxima.

E quando o condutor diz que só há dois lugares, é certo e sabido que há, pelo menos, quatro candidatos que se julgam com direito à subida: "Eu estava primeiro que o senhor, eu estava primeiro que você, eu estava primeiro que esse gajo que entrou, ó sr. condutor, é sempre assim, há sempre uns chicospertos, andam para aí estes tipos a falar em democracia, deviam era educar o povo, etc., etc.", e, às vezes, o monológo (ou diálogo, ou triálogo) dura até vir o carro seguinte."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores