quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Voltando ao ESCREFOTOGRAFAR de ontem, AQUI

O prometido é devido ...

Entre Memória e Arquivo (Museu Berardo), 
de um texto subscrito por Ruth Rosengarten - curadoura da exposição

"... Apesar de ter estado sempre presente, a subjetividade da imagem fotográfica - a sua capacidade de mentir, de fabricar ou de fantasiar tanto como a de dizer a verdade -, tornou-se muito mais explícita com o advento das tecnologias digitais, e as suas cada vez mais sofisticadas ferramentas de manipulação e imitação. Ao mesmo tempo, estas tecnologias digitais não se evadem de uma qualidade de testemunho que herdaram de tecnologias anteriores, cujos efeitos simulam. Todavia, o modo como exercem o seu papel testemunhal é algo diverso, sobretudo no que diz respeito à força dos seus avisos. "Olhe aqui" ou "Veja isto!" são desafios presentes quer numa fotografia tirada de um indivíduo numa festa e colocada numa rede social na Internet quer de um cidadão jornalista usando o seu telemóvel para testemunhar uma catástrofe. Mas é também uma instrução integral da prática dos mais sofisticados meios de televisão para nos trazer os efeitos do real numa transmissão "ao vivo". Em todos estes casos, a imagem serve de indicador apontando um acontecimento, chamando a atenção, tal como sucedia com os primeiros fotógrafos, para a realidade incontestável da sua ocorrência.

Uma vez que a fotografia e o arquivo partilham a obsessão com a qualidade indexical e a singularidade, é fácil compreender a razão pela qual, desde os meados do século XIX, a fotografia se tornou não apenas um pedaço de prova documental como igualmente um registo arquivistico por excelência (...)."

Voltando à "vaca fria": no jardim7, à semelhança do que se verifica em espaços congéneres, quase nunca há fotografia sem texto e vice-versa. Isto é, numa palavra, previligia-se a ESCREFOTOGRAFIA ... Para que se perceba bem o que se "pretende dizer" ... Ou "mostrar" ... E chega de conversa que vêm aí  fotografias da Exposição (Berardo) ... que se entendem melhor... com o extenso "catálogo" explicativo ...


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores