sexta-feira, 14 de junho de 2013

Portugal entre gente remota (3)

Numa Austrália, sentada, à espera de quem, em Portugal, lhe certifique as origens ...gente nossa disse "coisas" em "Entre Vistas nos Arredores das Montanhas Azuis" (1995), de M.A.















- Como é que um funcionário dos CTT em Portugal, vem para a Austrália pescar lagosta e, aos 61 anos, é nomeado cônsul do seu país "no outro lado do mundo"?

José Madeira - A verdade, sem disfarces, é que, em Portugal, como funcionário dos Correios, ganhava 1 200$00 por mês e, na Austrália, com despesas menores do que as que tinha lá, passei a ganhar o triplo, enquanto companheiro na pesca da lagosta, em Perth, Fremantle.

- Quando chegou à Austrália tinha conhecimentos de inglês?

- Não é preciso falar inglês com os peixes ... De resto, tinha aqui família ligada às andanças do mar... Vim, apesar de tudo, de algum modo, à aventura, com grande desejo de acertar e orientado por um raciocínio muito simples: "se fulano, que não é da pesca, foi, porque é que eu não hei-de ir fazer o mesmo?!.." No fundo, com vontade, faz-se tudo!... Quando cheguei a Fremantle parecia que estava em Peniche, com Berlengas, barcos, praias e tudo ... O nosso peixe é que é melhor ...

- Em que momento é que o homem do mar "vira" cônsul honorário?

- Repare, estou aqui há 30 anos!... Sou um homem de trabalho, um emigrante, um membro da nossa comunidade que, em determinado momento, acha que poderia ser mais útil aos seus compatriotas, concorrendo ao cargo. Foi o que fiz. Sou, de facto, um cônsul, no caso, honorário, preocupado com a reestruturação dos serviços do nosso consulado, interessado em fazer qualquer coisa diferente, que possa servir ainda melhor os portugueses que vivem nesta zona da Austrália. Está à vista: é a própria comunidade que reconhece que, por exemplo, as instalações melhoraram, o ficheiro também ..." 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores