sexta-feira, 26 de abril de 2013

Istambul - uma cidade, dois continentes

Na televisão disse-se ontem à noite que o Benfica, a equipa principal de futebol do Benfica (dispenso-me de explicar o que é o Benfica ...) perdeu, em Istambul, um a zero, com uma sua congénere turca. Disse-se também que o resultado é "recuperável" na "desforra" - na Catedral, em Lisboa. Pois que seja.

Pelo lado que toca ao pessoal do jardim, acalmados os ânimos, a conversa virou-se para ... para Istambul, "berço de civilizações", como o turismo lhe chama e, por certo, a História também.

Ora bem, este blogue é, sobretudo, um registo de emoções. Como tal, de vez em quando, dá consigo a fazer "revisões", bastas vezes abaladas, por exemplo, pelos nacionais parlamentos ou pelas manifestações que vamos tendo sempre com os mesmos na primeira linha e, em regra, com grande monotonia cromática no vestir. Ora, Istambul é uma cidade de encontros de várias cores. Quiçá, difíceis, mas ENCONTROS. Não sei se consegue escapar a um ou outro confronto Benfica-Sporting político, mas tem um factor não manipulável e único: é, num espaço irmão, Ocidente e Oriente para mais de 12 milhões de pessoas à volta do Bósforo. E isso, sendo um desafio nos tempos que correm, é um facto que faz da cidade, para lá do encanto, um lugar a, politicamente, "religiosamente", preservar - e que hoje, aqui, em Lisboa, banhada pelo Tejo, com Cacilhas na outra banda, muito em especial (futebol à parte), ... dá que pensar ... E era só isto que queria escrever, por ter feito parte da agenda do fim da tarde de ontem nos arredores do banco.



Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores