sábado, 5 de janeiro de 2013

Gazeta a preto e branco: África do Sul ( XI )
















"9 de Dezembro de 1984

Um domingo português

Numa cidade cujo traçado deve ter sido inspirado em Nova Iorque (ou em Vila Real de Santo António ...), a mentalidade branca parece ter copiado modelos alheios (neste caso, muito, muitíssimo mais americanos do  que portugueses ...) quando em quase todas as conversas faz surgir questões de dinheiro: rands para aqui, rands para acolá ... Estamos convencidos de que, se o governo sul-africano autorizasse, se faria de Joanesburgo uma excelente Las Vegas. Cidade interior, sem grandes divertimentos, necessitando de, não raro, se afogar em álcool, quando não está disposta a banhar-se nas piscinas privadas dos seus arredores, cheia de papel-moeda a granel nos bolsos - um casino ou mais, como em Macau, ficar-lhe-ia a matar ...

Vamos, porém, agora entregá-la às suas contas bancárias e aproveitar as horas na pacata companhia de trabalhadores portugueses, longe de Joanesburgo, onde rands são, antes de tudo, uma esperança: o regresso a Portugal, logo que, na casa, muitas vezes, já comprada, os políticos que temos deixem instalar o desespero, como pão de cada dia.

Não relataremos, entretanto, a simplicidade (tónica desta confraternização) que, todos o sabem, tanto caracteriza uma parte dos nossos emigrantes. Diremos, sim, que passámos um domingo português, falando de coisas que a distância não afasta.

Apenas um pedido dos que ficaram: "escreva no seu jornal que não tenham ilusões: cem contos em Portugal, valem, hoje, na África do Sul, uns trinta ... Portanto, quem os ganha lá, que esteja sossegadinho ..."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores