segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Peter, consultor convidado ( VII )

Esta coisa, ("tirou partido de mim, abusou") há dias, lembrou que estava na altura de acertar contas com o Google para continuar a poder inserir-lhe fotos. Fez-se isso e, provavelmente, o dito Google,"distraído", em vez de debitar o que era hábito ser pretendido das opções conhecidas em anos anteriores, foi-se ao montante maior (?) que lá tinha nas suas "hipóteses" e ... e carregou ... É o que me diz o banco, o das massas ... Isto é, se não declaras o que queres, apanhas com o máximo que cá temos ... embora nunca tenha sido a tua opção ...Terá sido o "raciocínio" da engrenagem googleana.

Socorro! Alô, Peter!

"Os computadores são fantásticos: em poucos minutos podem cometer um erro tão grande que, para o igualar, seriam necessários muitos homens durante muitos anos". Escreveu M. Meacham.

Mas ... mas retomo Peter, neste espaço, "consultor convidado": 

"Outrora, um homem tinha que cortar e transportar lenha e acender um lume para aquecer a casa; aparelhar um cavalo e conduzir uma carroça para ir à cidade; e mungir uma vaca para obter leite para a família. Mas, ao menos, tinha uma medida de controlo sobre estas operações e tinha a satisfação de saber que todos os sistemas funcionavam. Hoje, restam-lhe muito poucas destas satisfações - domina-o uma dependência sem apelo duma complexa tecnologia.

As máquinas que, originalmente, tornaram fácil a vida, acabaram por torná-la impossível. Os computadores que já começaram a substituir-nos e a escravizar-nos, acabarão por tornar-nos incompetentes para desempenhar os pequenos trabalhos que fazíamos naturalmente."

Alguém disse que, para muita gente, ainda "vale mais o cérebro que um computador", mas ... mas, a verdade é que, no caso ruadojardim7, o cérebro perdeu ... Perdeu porque acreditou na memória da máquina ... Que, afinal, é, no pior sentido, capitalista e... e está programada para se fazer pagar pelo máximo. 



Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores