domingo, 4 de novembro de 2012

1ª Volta ao Mundo *










* ao cuidado de quem manda em Portugal - hoje

De uma publicação que me acaba de chegar às mãos. Sumariamente:

"...Nascido no norte de Portugal, em Sabrosa - Trás-os-Montes, Magalhães viveu de cerca de 1481 a 1521. Pertencia à quarta ordem da nobreza portuguesa e foi educado como pajem da raínha D. Leonor, consorte de D. João II. Aos 25 anos alistou-se como voluntário para participar da viagem às Indias Orientais, junto com o primeiro vice-rei português no Leste. Em 1506 foi ferido pela primeira vez, em Cannanore. Fez parte das expedições a Queloa, Sumatra e Malaca. 

Em 1508 voltou à India, onde foi novamente ferido na batalha de Diu, e em 1510 foi agraciado com o título de capitão, em reconhecimento dos serviços prestados. 

De volta a Portugal, entre 1513 e 1514, tomou parte na luta contra Azamor, durante a conquista de Marrocos. Aí voltou a ser ferido. Mais tarde foi acusado de comerciar com os mouros. Caído, por isso, em desgraça junto do rei D. Manuel, foi impedido de continuar a trabalhar em Portugal, o que o levou a renunciar à sua nacionalidade e oferecer  préstimos ao rei de Espanha. Aproximou-se do soberano espanhol e ... E acabou por, acompanhado de um tal Faleiro e financiado pelo proprietário
de uma grande firma de Antuérpia, assinar com Carlos V de Espanha um compromisso que proclamariam espanholas todas as terras que encontrassem no caminho para as Indias pelo Ocidente.

"É nosso desejo e sinal de nossa benevolência que, em reconhecimento das fadigas dessa viagem, vos recompensamos permitindo-vos reservar 1/5 do ganho obtido, descontadas as despesas da frota. Para que possais realizar o vosso projecto, prometemo-vos cinco naves: duas de cento e trinta toneladas cada uma, duas de noventa e uma de sessenta toneladas, com tripulação, provisões e armas para dois anos. Tereis duzentos e trinta e quatro homens, incluídos os capitães, contramestres e grumetes.

Isto vos prometemos, e tendes nossa real palavra de que pretendemos proteger-vos e assim assinaremos com o nosso nome.

Dado em Valladolid, 22 de março de 1518."

E foi o que consta. Chateados com as origens, umas vezes com razão, outras sem ela ... é o que se sabe - ainda hoje ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores