sábado, 20 de outubro de 2012

Pobrete, alegrete ( 1 )

"Em vinte e oito dias e meio por mês, em trezentos e quarenta e dois dias e meio por ano, Lisboa padece esta doença perigosa: a nostalgia da carne.

E querem ideias, querem carácter, querem músculos, querem força, querem bom senso, querem firmeza, querem vontade, querem opinião!

Ah! querem tudo isso? Dêem-nos carne.

Olhem-me para este habitante ... (...) Ele vem simplesmente do dia primeiro do mês antecedente e dirige-se lentamente para o dia primeiro do mês seguinte; ele vem do último jantar de carne, cuja memória se lhe perde confusamente, ao longe, nas brumas da história, e adianta-se para o jantar de carne do dia seguinte, oculto nas incertezas do futuro. Através de todo o seu trabalho mental, ele lembra-se vagamente de uma coisa - a carne, a saudade eterna, a permanente e roedora melancolia!

(...) Pois bem! propinem-se-lhe três costeletas por cada um dos trezentos e sessenta e cinco dias que tem o ano, com mais três costeletas suplementares para o exercício dos anos bissextos, duas dessas costeletas da espécie ovina ao almoço, uma da espécie bovina ao jantar, e ela desmedrará em sentimentalidade e em cuia tudo quanto adquirir em cor e em sangue.

(...) Mas não se pode ter tudo: pão e circo, costeletas e ociosidade, desordem e bife!"

Ramalho Ortigão

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores