quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Para uma biografia de Matzinger, o austrolusoXADREZISTA"

O lançamento do livrinho em epígrafe teve lugar, hoje, no salão do Centro Social de Santo António dos Cavaleiros, com a presença de cerca de 80 a 100 amigos do biografado.

Tentei, na oportunidade, ser breve para que, também ali, o nome importante fosse o do austrolusoxadrezista, a quem, há algumas décadas, sugeri que aprendesse a jogar xadrez ...


"A Espécie de Biografia que aqui hoje sublinha este encontro, são cerca de quarenta folhinhas de papel que, ainda que lidas, vão amarelecer, mas ... Mas deixem-me contar uma pequeníssima história: a daquela professora que, chegada ao fim da sua carreira (apesar de tudo, não será o caso ...), lamentava o seu natural afastamento da escola. Foi então que alguém usou da palavra para lhe dizer:


- Senhora professora, a senhora só nos deixará quando nos deixar o último dos seus alunos.


É isso, MTZ, não é a espécie de biografia que tive o prazer de escrever, e que provoca este Encontro, que te vai eternizar, para além da família. São os teus pupilos do xadrez - são esses que te vão continuar..."


Carta aberta a MTZ


Lamentavelmente, meu Caro, os pupilos, há que registá-lo, não estiveram presentes na tua festa.  A ingratidão tem sempre rosto. A gente é que nem sempre lhe apetece revelá-la - sobretudo, em público. Teria gostado, no caso, de ver-te rodeado de uma parte dos muitos "alunos" jovens que cheguei a encontrar em várias das tuas aulas de xadrez ao longo de anos. Acredito que, pela tua parte, não deixaste de os convidar - convidando, do mesmo passo, as respectivas famílias. Mas é assim. Sem surpresa, diria.


Pela minha parte, regista, não fiz, nunca pretendi fazer, "um romance". JAMAIS! E sinto-me assim bem - pago em sorrisos, em tempo de avarezas e incompreensões. Pouco inteligentes - umas e outras. Um abraço.















Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores